No Brasil, existe a tradição de colocar brincos em meninas alguns meses depois de seu nascimento. É inclusive muito comum ganhar de algum parente um par de brincos feitos para crianças. Entretanto, este hábito é criticado por muitas pessoas, por diversos motivos. Quem acompanha as notícias sobre as celebridades, deve ter visto que até mesmo a modelo Gisele Bündchen já foi alvo de várias críticas por ter colocado brincos em sua filha, Vivian Lake, ainda pequena. Afinal, qual é a grande discórdia ?
Muitas pessoas afirmam que colocar o brinco serve apenas para satisfazer a vaidade dos pais. Não só isso, dizem que o furo pode causar infecção ou alergias na orelha ainda sensível do bebê, o que poderia ter sido evitado. Além disso, também existem pessoas que preferem que a menina tenha o direito de escolher se quer ou não ter furos na orelha.
Mas na maioria dos casos, os pais preferem colocar o brinco com a filha ainda pequena por acreditarem que ela vai sentir menos dor do que se fizer quando for mais velha. Na realidade a dor que a pessoa sofre é a mesma independente da idade, a diferença é que é mais fácil acalmar o bebê da dor momentânea do furo e que ele não vai se lembrar disso. O brinco é considerado um acessório que serve como um diferenciador entre meninos e meninas.
Por aqui, nós preferimos furar a orelha da Clara logo nos primeiros dias. Havíamos comprado um par de brincos que já vem com um acessório pra furar a orelha e o procedimento foi feito ainda na maternidade, por uma enfermeira, quando a Clara tinha dois dias. Achei realmente que essa foi a melhor decisão, mas cada mãe deve saber o que é melhor pro seu filho.
Furar a orelha do bebê logo nos primeiros meses de vida é uma questão cultural do nosso país. Contudo deve ser uma decisão tomada pelos pais da criança, em conjunto, pensando no que acham melhor pra criança .Se a decisão for de furar a orelha da filha, a recomendação é que o brinco seja de ouro ou platina para evitar o risco de alguma alergia e que um pediatra, enfermeira ou médico seja consultado para realizar o procedimento.
* Guest Post produzido por WSI Consultoria
Imagem daqui
2 comments
Ah Mari, aqui furamos quando a Luisa estava com mais ou menos 5 meses de idade. Não furamos antes pq o hospital não permitiu fazer isso lá e depois as pessoas especializadas no assunto dizia que furar com poucos dias de vida não seria legal, pois como a criança cresce o furo pode mudar de lugar e ficar torto na orelha.. vai saber.
Mas isso é da cultura do país e vai dos pais mesmo. bjo
Raquel
http://www.eudonadecasa.com.br
Sou casada com inglês, e ele não concorda com colocar brinco em crianças, acha que tem que ser uma decisão da criança quando crescer. Eu já gostaria de colocar o brinco assim que for bebê.
Temos que discutir melhor o assunto e chegar a uma conclusão juntos.