Home Decoração O projeto de decoração do nosso novo apê!

O projeto de decoração do nosso novo apê!

Começo animada esse post pra contar pra vocês que eu e a Clara nos mudamos de apartamento! Tá, pra quem nos segue no Instagram isso não é exatamente uma novidade, pois falei da mudança no final de julho e ando compartilhando algumas coisas por lá sobre o novo apê. Mas o que quero mostrar aqui no post é algo que ainda não tinha contado: o projeto de decoração que a arquiteta Yasmin Alcaraz, da My Easy Decor, fez pra gente! 

Resumindo a mudança de apartamento

Mas antes de falar sobre isso, deixa eu contextualizar a história da nossa mudança. Ainda lá em 2015, eu e o pai da Clarinha, na época casados, recebemos as chaves do apartamento que havíamos comprado na planta, dois anos antes. A ideia na época era que o imóvel fosse uma forma de investimento pra nós e não necessariamente que moraríamos lá, pois estávamos bem instalados em um apartamento no centro da cidade, mais espaçoso, próximo da escola da Clara (e de tudo rs). Então decidimos alugar e assim ele ficou por uns dois anos. Depois, resolvemos que não iríamos mais alugar e começamos a tentar vender, já que eu não desejava mesmo morar nele, por ser mais afastado do centro. 

Agora corta pra 2017. No final daquele ano eu e o ex marido nos separamos e eu decidi alugar um outro apê ali pelo centro também. E lá fomos nós, eu e a Clarinha, morar num apartamento de apenas 1 quarto. Me lembro 
da sensação boa de “liberdade” que eu senti por poder ter um cantinho com a nossa cara, do jeitinho que desejava! Fui comprando alguns móveis e planejando várias coisas pra decorar o apartamento, mas a verdade é que acabei não conseguindo fazer quase nada nesse sentido. Achei que não valia a pena pintar as paredes, por exemplo, ou investir em mudanças muito grandes pelo fato do imóvel ser alugado e eu não saber quanto tempo moraria ali.

Pois bem, corta novamente pra 2020 rs Chega a pandemia, eu fico sem o meu trabalho principal e começo a repensar sobre a minha “resistência” em morar fora do centro da cidade. O que mais pesou foi a questão financeira, já que eu estava acumulando dívidas pra pagar aluguel e condomínio do apê que morava enquanto o meu apartamento ficava aqui, vazio, só gerando despesas (afinal, continuava pagando financiamento e condomínio todo esse tempo que ficou fechado).

Foi então que resolvi encarar a mudança e “tomar posse” do que era, afinal de contas, meu! E aí no final de julho, nos mudamos aqui pro #MeuApartamentoMinhaVida, um imóvel de pouco mais de 45m quadrados, com dois quartos, banheiro, sala com sacada, cozinha e área de serviço integrados, como vocês podem ver nessas fotos.

Como era antes de nos mudarmos:


E como ele está no momento, ainda meio bagunçado e sem nada de “decoração” rs:

Hora de pensar na carinha do nosso novo lar!

Dito tudo isso, vamos ao que interessa neste post, né? Antes mesmo de me mudar, eu já estava fazendo mil planos pra decoração. Agora sim, num imóvel que é meu (ou será né, quando terminar de pagar hahaha) eu poderia fazer tudo que sempre quis pra deixá-lo aconchegante, alegre, vivo como eu gostaria que fosse a nossa casinha! Comecei a buscar inspirações em tudo quanto é lugar, principalmente no insta e no Pinterest (aliás, clica AQUI e confere lá minhas pastinhas de inspirações de decoração).

Tinha uma ideia meio definida sobre o “estilo” que queria seguir, uma vibe boho, com elementos mais naturais. Também já tinha bem definido que queria paredes mais coloridas, em tons quentes e terrosos, e me encantei pela tendência de fazer blocos coloridos nas paredes para “delimitar” os espaços e criar desenhos geométricos diferentões.

Olha aí algumas das decorações que me inspiraram, essas e muitas outras estão salvas lá no Pinterest:

Mas o problema é que a geminiana aqui gosta de muitas coisas e cada dia que acorda prefere um estilo diferente (óh, céus, eu sofro com as minhas mudanças constantes e repentinas de humor e de gostos kkk). E eu não sei se vocês já foram fazer uma pesquisa rápida sobre decoração no Pinterest, mas aquilo lá é uma perdição…uma foto leva a outra, que leva a outra e, quando você vê, começou pesquisando sobre painel de macramê e já tá querendo adotar o estilo industrial na sua casa! hahaha

Enfim, apesar de ter algumas ideias que me agradavam mais, estava realmente difícil “organizar” todas elas e imaginar um apartamento onde cada espaço conversasse com o outro e a decoração, de um modo geral, falasse mais ou menos a mesma língua rs “Será que amarelo e laranja combinam?”, “qual melhor cor pra ter no quarto que agora seria só meu (finalmente!)?”, “como dividir a cozinha da sala de estar de um jeito econômico e eficiente?” eram só algumas das muitas dúvidas que pairavam sobre a minha cabecinha pensante e indecisa.

Também precisava pensar numa solução bonita, funcional e econômica para criar uma divisória entre a cozinha e a sala de jantar, pois também gostaria de deixar esse ambiente mais organizado e “esconder” um pouco a parte não muito bonita da cozinha e da área de serviço que são bem coladinhas.

Salva pela arquiteta

Foi aí que surgiu a Yasmin, da My Easy Decor! Nos conhecíamos há alguns anos de um grupo de mulheres empreendedoras que fazíamos parte e, vendo eu falar sobre a mudança e algumas ideias que queria executar na decoração do novo apê, ela entrou em contato pra falar do seu trabalho de consultoria e projeto de decoração online. Sério, foi uma luz no fim do túnel da minha indecisão/falta de conhecimento sobre o assunto! E o melhor é que poderíamos fazer o projeto numa boa durante a quarentena, já que, nesse formato, ela faz tudo de maneira remota, sem precisar ir pessoalmente ao local. É também por isso que este trabalho que a Yasmin faz pelo site tem um valor bem mais acessível do que os projetos convencionais que os arquitetos costumam realizar.

Aliás, a questão do custo foi algo que me chamou bastante atenção, pois eu sempre tive o pensamento que essa coisa de consultoria e projeto de arquitetura era algo que estava meio fora da minha realidade financeira rs Por isso achei muito legal essa proposta da Yasmin, que além de ter valores acessíveis (você pode fechar o projeto ou a consultoria online para apenas um ambiente da casa, se desejar, e paga separadamente) , ainda permite o parcelamento do trabalho em até 12 vezes lá pelo site. Ou seja, dá pra se organizar e realizar o desejo de ter um projeto de decoração feito por uma super profissional sob medida pra você. E assim fechamos dela fazer o projeto do cômodo que tava me deixando mais em dúvida do que fazer: a sala (que é sala de estar e de jantar também).

Como é feito o projeto de decoração online

O processo todo é feito de maneira bem prática, todo virtual, a começar pela contratação e pagamento, que são feitos pelo site. Mas não se engane, apesar de ser online e à distância, o trabalho é bastante individualizado e próximo entre o cliente e a arquiteta. Depois que decidimos que ela faria o projeto da sala, nós conversamos bastante pra que a Yasmin pudesse entender quais os meus gostos, minhas expectativas e necessidades para esse espaço do apartamento. Eu falei sobre os estilos e cores que mais me agradavam – e já lancei um desafio logo de cara pra ela: tentar combinar o estilo Boho que eu tô super apaixonada no momento com elementos do estilo industrial que eu também acho super legal (a arquiteta que lute pra dar conta dessa geminiana hahaha).

Ela fez várias perguntas sobre o que eu gostava, o que não queria de jeito nenhum, como esse espaço é utilizado no dia a dia pra saber das necessidades funcionais que ele precisa ter também, enfim, é um atendimento bem detalhado. Citei que gostaria de usar cores quentes e alegres na sala, fazer alguns desenhos e demarcações de espaços usando a pintura na parede. Falei também da minha vontade de ter muitas plantinhas, algo que eu sempre desejei mas nunca tive em casa por achar que não sabia ser mãe de plantas hahaha. Entre as necessidades, precisaria de prateleiras ou armarinhos pra guardar livros e alguns materiais da Clara que estão até hoje dentro de caixas aqui do lado do sofá por falta de espaço. Depois ela me orientou também a tirar as medidas de tudo, das paredes, móveis , etc. Com todas essas informações em mãos, partimos (quer dizer, ela partiu) para a criação do projeto.

Enfim, o projeto!

Mal deu tempo de sentir ansiedade e, após uma semana mais ou menos, ela já me enviou o projeto prontinho. Fiquei apaixonada! A Yasmin conseguiu captar bem o que eu desejava e organizou as minhas milhares de ideias e vontades de uma maneira sensacional. Foi tão legal ver as imagens de como ficaria o apartamento. A gente imagina como gostaria que fosse, mas quando recebi o projeto e pude “visualizar” perfeitamente o ambiente foi demais!

Tivemos que fazer alguns poucos ajustes na primeira versão que ela me enviou e chegamos no projeto final, que eu vou mostrar pra vocês agora.

Projeto_de_decoracao_planta_Baixa
Projeto_de_decoracao_apartamento_perspectiva
Projeto_de_decoracao_apartamento_pequeno
Projeto_de_decoracao_sala_estar
Projeto_de_decoracao_arquitetura
Projeto_de_decoracao_sala_integrada
Projeto_de_decoracao

Indicações da arquiteta

Além das imagens e perspectivas do ambiente, a Yasmin também envia as indicações de todos os móveis e objetos de decoração que ela sugere no projeto, com os links de lojas onde a gente pode encontrar do modelo citado ou algum bem parecido.

Como havia falado pra ela que gosto de colocar a mão na massa pra fazer algumas coisas – e que também precisaria economizar o máximo possível, ela ainda me passou algumas dicas de como fazer eu mesma algumas coisas – como é o caso do espelho redondo que ela sugeriu utilizar e pode ser feito usando uma assadeira rs Achei isso demais porque a maioria das pessoas costuma ter aquela ideia de que o arquiteto só vai indicar os móveis e itens mais caros, das lojas mais conceituadas, né? Enfim, estou compartilhando tudo isso aqui porque achei o trabalho da My Easy Decor realmente “humanizado” e acessível do início ao fim.

No caso da bancada para dividir a cozinha da sala, que foi o único móvel do projeto que teria que ser feito em marcenaria, ela enviou também as medidas recomendadas, com a sugestão de utilizar o armarinho que eu já tenho encaixado dentro do balcão e um espaço para o microondas.

Para a pintura, ela também colocou no projeto todas as especificações, medidas e sugestão de quais tintas usar, nas cores indicadas.

E agora eu já estou ansiosa pra começar a trazer pra vida real esse projeto de decoração e transformar nosso apartamento! Já sei que não vou conseguir executar tudo de uma vez, mas já estou atrás de orçamentos para o balcão da cozinha (que eu não vejo a hora de conseguir dividir esses dois ambientes e organizar um pouco da “bagunça” que estão meus eletrodomésticos e armários no momento) e vendo muitos tutoriais no Youtube sobre como pintar paredes, porque já decidi que vou eu mesma me arriscar nesse trabalho de colorir nossas paredes (oremos!) e provavelmente esta será uma das primeiras coisas que vou executar do projeto.

Pode até ser que não fique tudo perfeito, mas eu adoro pensar que terá meu amor, minha dedicação e minhas boas energias aqui em cada cantinho que eu transformar.

Nos próximos dias já vou começar a botar a mão na massa e vou compartilhando com vocês lá no Instagram essa transformação (se você ainda não me segue por lá, clica AQUI). Espero voltar em breve com um post aqui no blog também, com o resultado real desse projeto aplicado. Vai ficar demais e eu não vejo a hora de ver nossa sala lindona 🙂

E depois de tudo isso, nem preciso dizer o quanto amei esse projeto de decoração e recomendo o trabalho da Yasmin Alcaraz, né? Entrem no site da My Easy Decor e conheçam um pouco melhor o que ela oferece, lá tem tudo explicadinho e com os valores de cada tipo de serviço, além de outros projetos que ela já fez também. Vale demais à pena!

Beijos e até mais,

Mari

You may also like

Leave a Comment