Home Desenvolvimento Infantil Criança de 5 anos no ensino fundamental: o que motivou nossa decisão

Criança de 5 anos no ensino fundamental: o que motivou nossa decisão

No final do ano passado eu me vi diante de uma grande e difícil decisão a ser tomada: permitir ou não que a Clara fosse para a primeira série do fundamental antes de completar 6 anos. Pra ser mais clara, bem antes de completar 6 anos, já que ela só faz aniversário em setembro! Afinal, é indicado ou não uma criança de 5 anos no ensino fundamental? Talvez não saiba responder essa pergunta, mas vou contar um pouco sobre a nossa situação em particular e sobre o que motivou a nossa escolha, depois de muito pensar e avaliar.

Pra contextualizar quem não nos acompanha com mais frequência, vou fazer um resuminho da vida escolar: Clarinha entrou na escola em outubro de 2013, logo após completar 2 anos. Na época achamos que seria ótimo pra ela, principalmente por ela conviver e poder brincar com outras crianças, já que isso quase não acontecia no nosso dia a dia em casa. Ela amou a escola desde o primeiro dia. Teve uma adaptação super tranquila, como eu contei neste post, e pouco tempo depois já notávamos que o convívio escolar estava sendo muito bom para o desenvolvimento dela.

5-anos-no-ensino-fundamental-Clara

Nos anos seguintes, isso foi se repetindo, ela fez muitos amigos e sempre conseguiu acompanhar bem a maioria das atividades propostas pelas professoras, de acordo com o esperado para a faixa etária da turma. Por outro lado, e acho importante falar disso pois foi uma das coisas que me deixaram em dúvida, ela sempre foi uma das crianças mais novas (por só fazer aniversário em setembro) e também mais piticas da turma (digamos que ela sempre foi um pouco “baixinha” pra idade dela). Mas nas reuniões e conversas com as professoras e coordenadora da escola, isso nunca foi apontado como um problema – pelo contrário, sempre nos disseram que a Clarinha era super participativa e até gostava de liderar a turma (algo que eu noto fora da escola também).

Pois bem, eis que no ano passado ela fez o que na escola dela eles agora chamam de Pré 1 (porque, meu Deus, não há uma nomenclatura padrão no ensino infantil? Cada escola dá o nome que quer e a gente fica perdida quando vai conversar com outras mães, né?). Foi tudo muito bem durante o ano, avaliações positivas e tal…e em novembro aquela coisa que as crianças se dedicam por semanas pra fazerem os pais morrerem de orgulho – e de chorar – e se perguntarem “quando foi que ele cresceu tanto?”: a formatura! Foi a coisa-mais-linda-de-mamãe! Teoricamente, o fim de um ciclo especial que é a educação infantil.

E agora voltamos ao início desse post. Logo após a formatura, sabia que estava chegando o momento de decidir se manteria ela no Pré novamente ou se deixaria ela “seguir o fluxo” e ir para a primeira série. Na verdade, até então eu estava decidida a mantê-la no Pré, mas aí começaram a surgir outros “fatores” a favor da ida dela para o primeiro ano e eu comecei então a avaliar e repensar essa decisão. Vou colocar aqui uma listinha que eu fiz pra tentar tomar a melhor decisão.

Prós e contras matricular a Clara com 5 anos no ensino fundamental

Contras:
– Pode ser que ela ainda não tenha maturidade suficiente para todas as responsabilidades dessa fase.
– Ela é uma das mais novas da turma. Aliás, ela é nova de maneira geral..rs
– Pode ter dificuldade pra acompanhar o ritmo do restante da turma
– Não acho que devemos ter pressa pra alfabetizá-la.
– Pode ser que tenha dificuldades pra acompanhar o conteúdo mais pra frente, lá pela quarta série.
– E se ela se sentir inferiorizada por ser a menorzinha da sala?
– Na rede municipal e estadual (e em algumas escolas particulares da cidade) ainda vale a data de corte de 31 de março. Ou seja, a criança precisa completar 6 anos até esta data para poder ser matriculada no primeiro ano. Se tivermos que transferi-la de escola depois, talvez ela tenha que repetir a primeira série de qualquer jeito.
– Opinião de especialistas que são contra a matrícula de crianças menores de 6 anos no ensino fundamental, como os ouvidos nesta matéria

Prós:

– A professora e a coordenadora da escola são a favor da ida dela para o primeiro ano, acreditam que ela não teria nenhum problema pra acompanhar a turma;
– Mostra ter a maturidade suficiente pra essa nova fase, apesar da pouca idade;
– Continuaria na mesma sala que os amiguinhos de turma do Pré;
– Já demonstra naturalmente interesse em escrever, nas letras e palavras;
– Foi bem em todas as avaliações que a escola faz ao longo do ano, tanto do ponto de vista de comportamento/desenvolvimento quanto do ponto de vista pedagógico;
– Evitaríamos de pagar mais um ano de mensalidades ao longo da sua vida escolar (sim, isso também entrou na balança, porque né?);
– Quando consultada, ela dizia que queria ir para o primeiro ano (apesar de eu saber que ela nem faz muito ideia do que isso significaria..rs);
– O marido, família e amigos em geral com quem conversei eram a favor dela ir para o primeiro ano;
– Avaliando, eu realmente acredito que ela conseguirá acompanhar tranquilamente as atividades e “deveres” da série e do processo de alfabetização;
– Na escola dela, as salas do Primeiro Ano ainda ficam na parte onde estudam as crianças do ensino infantil, então não ocorreria uma mudança muito “drástica” no convívio e na estrutura com relação aos anos anteriores;
– A coordenadora me garantiu que, caso notássemos que ela não estava dando conta de acompanhar o primeiro ano, poderíamos voltar para o Pré;
– Em reunião com os pais, a diretora da escola passou muitas informações sobre essa fase de ingresso no ensino fundamental e garantiu que eles fazem essa transição o mais tranquila possível para as crianças, não exigindo um monte de conteúdo nem cobrando além da conta (não há provas, por exemplo, como acontece em outras escolas). Isso me tranquilizou bastante.

Pois bem, acho que esses foram os pontos principais que me nortearam na hora de tomar essa decisão. Pesei todos os prós e contras, conversei com a escola, com o marido, pensei e pensei mais um pouco e resolvi que deixaria ela seguir para a primeira série!

O que mais pesou na decisão, foram dois desses fatores: a avaliação positiva e incentivo da professora e coordenadora, que garantiram que a Clara teria condições de acompanhar normalmente as atividades da primeira série e o fato de na escola esse Primeiro Ano ainda manter muitas atividades lúdicas, como as brincadeiras no parquinho e não aplicar provas. Tinha muitas dúvidas sobre esse processo, mas a certeza de que não acho que crianças com 5-6 anos tenham que ser exaustivamente cobradas por resultados, para saberem ler e escrever, etc. Acredito que ela ainda vai ter bastante tempo mais adiante pra correr atrás de “boas notas” e ser cobrada por isso. No momento, ela ainda é uma criança que precisa, claro, ter seu desenvolvimento e inteligência estimulados, mas também precisa brincar e ter tempo pra ser apenas criança!

5-anos-no-ensino-fundamental

Espero, daqui um tempo, poder dizer que tomamos a decisão certa. Até o momento, com apenas 3 semanas de aula, tá tudo tranquilo. Quer dizer, tirando o fato da Clara chegar todo dia reclamando: “-Mãe, eu AINDA não aprendi a ler e escrever, acredita?” hahaha

Calma, menininha, tudo no seu tempo!

E por aí, mais alguém passando por essa fase? O que vocês pensam a respeito desse assunto? Sei que é uma escolha particular e pessoal de cada família, mas queria saber a opinião de vocês também. 🙂

Beijo,

Mari

 

You may also like

6 comments

Carla Miyata 18 de junho de 2017 - 9:35 pm

Olá, em qual escola conseguiu matricular? Estou com o mesmo dilema com minha filha, ela está na escola desde os 3 meses de idade e já pulou um ano, com isso irá para o primeiro ano com 6 anos incompletos. Nasceu em 04/08 e gostaria de saber quais escolas aceitam sua matrícula na cidade de São Paulo. Obrigada

Reply
Mariella Silva 16 de agosto de 2017 - 8:35 pm

Oi Carla, nós moramos em Londrina, não sei te informar como funciona isso nas escolas aí de São Paulo. Mas acho que você pode se informar na secretaria de educação, acredito que eles possam te dar mais informações sobre.
Boa sorte com a filhota nessa jornada hehe
Beijo,
Mari

Reply
Tamara 9 de novembro de 2017 - 12:21 pm

Mariella, como tem sido esse anos da Clara ate agora? Ela sentiu muitas dificuldades?
Estou passando por esse dilema nesse momento.

Reply
Vanessa 31 de janeiro de 2018 - 4:05 am

Oi Mari, eu estou com a mesma dúvida que vc ano passado, meu filho vai pro pré II, mais ele completa 5 anos só em dezembro, logo ano que vem já iria para a primeira série com 5 anos!!
Eu estou mudando de cidades, algumas escolas aqui privadas adotaram o corte do 31 de março, ou seja ele faria o Pré I novamente, e em outra escola já matricularia ele no Pré II. Ele já vai estar mudando de escola, já vai fazer amigos novos independente do nível que eu coloque ele. Minha dúvida é se deixo ele ir para o Pré II pois tenho medo dele não acompanhar a turma, ou se deixo ele fazer o Pré I. As aulas começam semana que vem e eu não matriculei ele ainda pois não sei o que eu faço,

Reply
Elaine 20 de fevereiro de 2018 - 11:15 am

Oi passamos pelo mesmo dilema aqui em casa meu filho completou 5 anos em novembro exatamente dia 30 de novembro…mas assim. Como na escola da sua filha a coordenação diretoria e professores…nos deram a certeza de que ele tem capacidade pra acompanhar a turminha…e vamos ver como será

Reply
Thais 16 de março de 2018 - 9:53 am

Estou com um dilema parecido em sp e olha que minha filha é de abril, está na escola particukar mas deve mudar pra publica onde a data de corte é março. Não sei se retenho ela mais 1 ano ou entro com liminar pra ela seguir. Ela tb é pequena e apesar de acompanhar bem as atividades ela nao tem essa liderança e maturidade. Meu medo é mais pra frente os colegas entrando na adolescência e ela ainda criançona querendo fazer igual aos demais pra se manter parte da turma. Penso que ela poderia ter 1 ano a mais de infância antes de assumir mais responsabilidade mas acho um pecado jogar 1 ano fora.

Reply

Leave a Comment