Só quem já viveu uma gravidez não planejada (ou uma gravidez não desejada, a princípio) sabe como é um baque receber a notícia do positivo no teste de gravidez.
Eu vivi isso há quase 6 anos e, posso dizer, foi ten-so!
E foi sobre essa experiência, o que vivi e aprendi com ela que eu falo nesse vídeo: 10 fatos sobre gravidez não planejada!
Um relato sincero que, eu imagino, conta o que muitas mulheres nessa situação passam e sentem.
Então dá o play aqui embaixo e depois me conta o que achou e a sua opinião/relato sobre o tema.
No vídeo, reuni o que acredito ser alguns dos principais fatos que cercam a descoberta de uma gravidez não planejada:
1 – Ela acontece com qualquer pessoa!
Seja ela uma mulher super esclarecida ou não, pobre ou rica, casada ou solteira…a verdade é que nenhuma mulher está totalmente livre de engravidar sem planejar.
2 – Uma gravidez não planejada faz você descobrir que é muito mais fértil do que imaginava!
A gente sempre acha que não vai acontecer com a gente, que seria meio impossível engravidar justo naquela única vez que você transou sem camisinha ou depois de esquecer pela primeira vez de tomar a pílula anticoncepcional. E aí o que acontece? Pah, engravida! rs
3 – Você nunca está preparada pra viver essa experiência.
Não importa em que condições ela tenha ocorrido ou até seu “status” de relacionamento, acredito que nenhuma mulher está preparada pra enfrentar com uma super naturalidade uma gravidez não planejada. É sempre um susto, um baque mesmo.
4 – A ficha demora pra cair
Claro que cada mulher vai precisar de um tempo pra entender e aceitar esse bebê, mas em geral essa percepção de que agora você carrega um serzinho no ventre e que isso vai mudar totalmente a sua vida demora um pouco pra acontecer.
5 – É bem provável que você sinta vergonha por ter engravidado
Em algum momento ou por algum tempo, pode ser que você se sinta envergonhada por ter engravidado sem querer, especialmente se não for casada ou tiver um relacionamento sério com o pai do bebê. A boa notícia é que com o tempo você vai entender que não tem motivo pra se envergonhar.
6 – A reação das pessoas à notícia da sua gravidez pode te surpreender
Tanto negativamente quanto positivamente.
7 – A opinião que importa é a opinião das pessoas que te amam
Preocupe-se em ouvir quem realmente interessa, aquelas pessoas que sempre estão ao seu lado. Não esquente com o que a vizinha, a prima da sua tia ou desconhecidos vão pensar ou dizer sobre você.
8 – Você não está sozinha!
No momento do choque da notícia pode não parecer mas acredite: você não foi a primeira nem será a última mulher na face da terra a engravidar. Inclusive, isso acontece com uma frequência muito maior do que imaginamos. Certifique-se de se cercar das pessoas certas, que te querem bem e com o tempo tudo se ajeita.
9 – Conversar com pessoas que já passaram por isso pode ajudar bastante
Afinal, ninguém melhor que alguém que já viveu o que você está vivendo pra te dizer das dificuldades mas também das superações e alegrias que essa nova fase lhe permitem viver.
10 – A gente sempre acha que não vai dar conta
Nossos primeiros pensamentos e medos quando descobrimos uma gravidez sem planejar é: não vou saber o que fazer, não sei cuidar de uma criança, não vou conseguir e por aí vai. Mas eu tenho uma boa notícia: você consegue sim! A gente aprende na marra – e na prática – a dar conta de tudo por um filho!
E é isso, espero que tenham gostado do vídeo! Pra assistir aos outros vídeos do canal, é só clicar AQUI. Não se esqueça de se inscrever por lá, se gostar 😉
Beijo,
Mari
1 comment
Adorei cada ponto do texto e se encaixa exatamente no meu atual momento.
Tenho muito receios e medos, por sorte tenho uma família que me apoia muito.
Obrigada pelas palavras que li, não tem idéia do quanto foram positivas para nós (eu e Cecília, se for menina)