Antes de mais nada, eu vou logo avisando: se você é daquelas pessoas que acham que parto humanizado é frescura ou “coisa de mulher que quer aparecer”, que parir em casa é loucura e que quem opta por esse tipo de parto é irresponsável, melhor parar por aqui e nem ver esse post. Se tem “nojinho” de parto natural, também é melhor não continuar vendo.
Feita essa “advertência”, vamos ao que importa!
Este é o primeiro registro de parto que eu posto aqui, não sei bem porque, já que eu sou apaixonada por fotografia de parto e AMO ver e ler relatos de parto.
E aí, em meio a tantas belas e emocionantes histórias que eu encontro quase todos os dias, eu me deparei essa semana com as fotos do parto da Janaina, registrado – lindamente – pela fotógrafa Line Sena e fiquei simplesmente extasiada!
Fui passando as fotos encantada, sem imaginar o que estava por vir, até me deparar com a foto do bendito pézinho da Caterina(vocês verão a seguir do que eu estou falando) e ploft, morri!
Fiquei observando aquelas fotos e prendendo a respiração com as contrações daquela mulher (mesmo sem nunca ter sentido o que é uma, de verdade). Pensei na sua força e empoderamento, nos obstáculos que ela deve ter enfrentado pra conseguir aquele parto e no clima daquela casa no dia do nascimento da Caterina.
Fiquei apaixonada por essa história e por estas fotos, e por isso pedi à Line para publicá-las aqui.
Preparados pra essa explosão de ocitocina, respeito e amor?
Voilá!
E então, é ou não é um registro de tirar o fôlego?
Antes que alguém diga que é loucura ter um parto pélvico domiciliar, acho importante ressaltar que a Janaína tinha o apoio de uma equipe profissional e preparada pra lidar com qualquer emergência que pudesse surgir. De fato, um parto domiciliar com bebê pélvico exige mais atenção e como bem disse a Line em sua Fanpage “não é essa “festa do caqui”. Tem, sim, maior risco que um parto de bebê em posição cefálica, mas mesmo assim, o risco é equivalente ao de uma cesárea pelo mesmo motivo.”
Ou seja, é totalmente possível, se houver condições favoráveis pra isso e se a mãe estiver muito certa da sua decisão. Certamente não é uma decisão fácil, e por isso mesmo os partos pélvicos tem uma certa magia especial.
Deixo aqui alguns links para quem quiser saber mais sobre parto pélvico, com informações da medicina baseada em evidências.
http://www.maternidadeativa.com.br/artigo7.html
http://estudamelania.blogspot.com.br/2014/04/guest-post-por-maira-libertad-matutando.html
Vídeos:
http://www.maternidadeativa.com.br/artigo8.html
E pra terminar, o registro em vídeo de um outro parto pélvico emocionante, que já tem mais de 1 milhão de visualizações (e que eu vi pela décima vez, e chorei pela décima vez):
https://www.youtube.com/watch?v=Z59XeI5PTTU
Um beijo,
Mari