Home Vida de Mãe Bate Papo: O que os blogs de mãe têm de melhor?

Bate Papo: O que os blogs de mãe têm de melhor?

Na semana que passou, alguns acontecimentos “estranhos” e desnecessários  movimentaram os perfis de algumas blogueiras de maternidade no Instagram. Não quero entrar aqui no mérito da discussão que rolou por lá, mas acredito que ela mostra o quanto, infelizmente, ainda falta sororidade entre as mães na internet.

{Não faz ideia do que é sororidade? Segundo o dicionário informal, “é o pacto entre as mulheres que são reconhecidas irmãs, sendo uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo”. Resumindo, é ter empatia com outras mulheres, reconhecendo nelas as características que têm em comum e apoiando-se mutuamente}

blogs-de-mae

Há quase quatro anos com o blog e dois anos com perfis do site nas redes sociais, eu posso dizer por experiência própria que, como em todos os segmentos, a blogosfera materna tem muita gente fina, elegante e sincera, que quer realmente ajudar outras mães e contribuir com discussões que vão de fato agregar alguma coisa positiva a quem está acompanhando. E, infelizmente, também tem aquelas pessoas que só desejam “fama” (assim, entre aspas, porque esse conceito ainda é meio duvidoso pra mim) e status.

E aí que, em meio a esse burburinho e às minhas reflexões sobre esse assunto que vira e mexe vem à tona, eu reuni algumas mães blogueiras pra falarem do lado bom desse mundo, que na minha opinião, felizmente, ainda é superior às coisas ruins. A minha pergunta pra elas foi: Pra você, o que os blogs maternos e a relação com outras mães trouxe de mais positivo pra sua vida?

Vejam a seguir o que elas falaram:

Daniela Zanatto – Blog Mamãe Aprendiz

O que os blogs maternos e a relação com outras mães trouxe de mais positivo pra minha vida? Bem fica até difícil responder, pois foram tantas coisas….

Vamos lá: comecei minha “interação” com a blogsfera materna quando engravidei da minha primeira filha, que hoje tem 4 anos e meio. Nessa época, eu entrava em milhares de blogs para ler as dicas que as mamães ali deixavam, suas experiências, frustrações e alegrias. Interessante que eu fui percebendo que algumas mamães blogueiras tornaram-se minhas amigas, tamanha interação que eu tinha com elas. Mas até aí eu era somente uma leitora voraz de tudo o que escreviam. Com a chegada do meu Gabriel, que hoje tem quase 3 anos, resolvi embrenhar-me também por esse caminho, e como blogueira, fui descobrindo um mundo novo de amizades, carinho, apoio… as amigas virtuais que viraram reais. As “vaquinhas” que já fizemos em aniversários, chás de fraldas, ajudas para pessoas em necessidade, e tantas outras situações que vivi nesse mundo de mães virtuais, mas muito reais, que eu só tenho a agradecer!

É muito legal perceber que a maioria das mães que decide ser blogueira, está nessa caminhada para fazer a diferença na vida de outras mães: ajudar, contribuir, fortalecer, animar, ensinar! E é essa a parte que eu mais gosto!”

Sobre o Blog: Sou uma mãe curiosa e dedicada, leitora assídua de tudo o que diz respeito a bebês e maternidade! Quero nesse espaço, partilhar com outras mamães um pouco do que vou aprendendo a cada dia, nessa linda arte de ser mãe!!!

 

Gisele Cirolini – Blog SouMãe.Org

Depois que me tornei mãe eu passei a olhar muitos sites e blogs com dicas de outras mães para as fases que eu estava com a minha baby e faço isso até hoje! Além claro de conversar com minhas amigas, fora do mundo virtual, que tem filhos… Mas depois quando eu já estava mais acostumada com a nova rotina, resolvi que também queria compartilhar coisas do universo materno com outros mães. E assim nasceu meu blog, que no começo tinha outro nome e depois se tornou o soumae.org, gosto muito desse mundo da “blogosfera”, são muitas dicas legais disponíveis, de qualquer assunto… desde decoração a educação infantil. Conheci algumas blogueiras legais, pego várias dicas para colocar em prática aqui em casa e também descobri vários produtos maravilhosos! Adoro essa troca de experiências!

Sobre o Blog: Gisele escreve o blog soumae.org, onde fala sobre decoração de festas infantis, chá de bebê, educação infantil, dá dicas para gestante e muito papo de mãe para mãe!”

 

Raquel Obst – Blog Eu, dona de casa

Os blogs maternos hoje em dia são muito diferentes dos que tínhamos antigamente. Vemos hoje grande competição entre as mães, quem é mais popular, quem é a mãe perfeita, quem tem o filho perfeito.

Toda essa competitividade sempre me cansou e sou bem seletiva quanto à isso. Mas há aquelas mombloggers em que podemos confiar. Mães do tipo ‘gente como a gente’!

Além de toda a experiência materna que pude trocar com cada uma delas, a amizade é o quesito primordial de toda essa relação. Uma amizade verdadeira, sem interesses. Mães e mulheres com quem me identifico muito e que estão no meu coração para sempre!

Sobre o Blog: O Eu, dona de casa surgiu em 25 de março de 2010. Desde então, Raquel fala ali sobre vários assuntos: maternidade, futilidades, humor, família, tpm… tudo na visão de uma pessoa comum igual a você!

 

Mi Gobatto – Blog Espaço das Mamães

Bom eu estou há pouco mais de 4 anos nesse mundo do blog, e acho que como em qualquer outra situação vemos, lemos, e deparamos com muitas opiniões diferentes da nossa (ainda bem né porque já pensou se todo mundo concordasse com tudo, seria péssimo), e junto com isso o que vejo é que muitas pessoas se julgam ser melhor mãe que outras por x ou y motivo, e a partir dai muitas discussões e algumas vezes desrespeitos pela próxima.

Quando leio alguma publicação ou post que não concordo, prefiro não comentar ou se o fizer comento respeitando a opinião da pessoa e deixando a minha opinião. Mas o bom disso tudo, é que muitas vezes encontramos com muitas mães que já passaram por algo que estamos passando e desabafando e deixam seu comentário dizendo como passaram por isso, o que foi feito, o que ajudou ou não, e fica como dicas e uma luz no fim do túnel quando achamos que não tínhamos mais nada a fazer a não ser sentar e chorar. Então o que posso dizer é que encontrei muitas mães que me ajudaram (algumas mesmo sem saber) a passar por alguma fase com o meu filho, deixando apenas seus relatos ou uma palavra de carinho.

Sobre o Blog: Conheça o Blog Espaço das Mamães, onde você encontra um pouco mais sobre o nosso universo materno, com dicas de passeios, receitas, brincadeiras, jogos.

 

Alê Nunes – Blog Da Fertilidade à Maternidade

Falar sobre a blogosfera materna para mim é tudo de bom! Uma grande rede de informações e trocas de experiências reais.

Já estou a algum tempo nesse meio, desde 2008, quando comecei, os blogs ainda eram vistos muito como algo pessoal, para falar sobre os próprios filhos e postar fotos para familiares e amigos. Aos poucos foram se profissionalizando mais, e hoje vemos muito mais blogs maternos voltados para conteúdo do que para grandes álbuns da vida dos filhos.

Aprendi e aprendo muito, tanto com outros blogs, como com as mães que interagem comigo lá no Blog. E o mais legal, a meu ver, é que são pessoas que enfrentam e passam pelas mesmas experiências e dificuldades que passamos ou vamos passar, isso faz com que a gente se sinta acolhida, e afinal, falamos a mesma ‘língua’, não é?! 🙂

Sobre o Blog: Alê Nunes, mãe e blogueira do Da Fertilidade à Maternidade, um blog de uma mãe que passou poucas e boas nessa fase que vai da fertilidade à maternidade 😉

 

Elaine – Blog Mãe de Moleque

Comecei com o blog há apenas 2 anos e pouco, quando meu moleque entrou na escola e por problemas passados lá , acabei me inspirando naquela garota catarinense do diário de classe. Então no começo foquei muito na problemática da educação.

Aí fui conhecendo as blogueiras maternas, algumas delas acho melhor não comentar parecem não ter noção do poder de influência de um blog materno. Falam muito, sem nenhum pudor julgam com a mesma velocidade são julgadas.

E ficava pensando o quão é impressionante o que a maternidade faz com algumas mulheres. Algumas trazem a harmonia e alegria de viver e conversam com o seu público de forma leve e espontânea. E outras fazem da maternidade uma guerra e isso não acontece só aqui, as guerras de blogs maternos americanos são ferrenhas e vêm acontecendo com frequência por lá também.

E tanto lá como cá… falta apenas empatia, respeito é a tão  famosa boa vizinhança.

Conheci pessoalmente várias blogueiras, pessoas incríveis inteligentes e me decepcionei com algumas também, mas como dizem faz parte. O  importante é informar as mães falando sobre suas experiências com seus filhos e não induzindo e atacando quem não pensa como você.

Sobre o Blog: Me chamo Elaine sou a autora do Blog Mãe de Moleque , sagitariana com ascendente em câncer então alterno em palavras sinceras e às vezes doce. O moleque é um virginiano com ascendente em libra, traduzindo um menino lindo e encantador rsrsrs…mãe é mãe né gente!

blogs-de-mae

Como dá pra ver ver pelo depoimento das meninas, os blogs de mãe tem muito de bom a acrescentar para seus leitores. Eu mesma aprendo todos os dias alguma dica ou informação interessante com outras mães por meio dos seus blogs. E, por saber desse potencial, também me esforço pra trazer pra vocês que acompanham o Caderninho da Mamãe experiências e informações que ajudem vocês no dia a dia.

Tenho o maior orgulho de ter feito grandes amizades com leitoras e outras blogueiras graças ao blog e acho que este deve ser o “legado” que um blog sobre maternidade deve deixar. Fama passa, mas o conhecimento que determinado post leva a uma pessoa que seja, esse dura pra sempre!

Antes de terminar, gostaria de registrar meu agradecimento às meninas que me ajudaram nesse post e um agradecimento especial à vocês que acompanham o Caderninho e nos dão um retorno sempre tão positivo! 🙂

Beijo,

Mari

 

You may also like

2 comments

Raquel 30 de março de 2015 - 3:01 pm

Mari, que texto bacana. Tirando todo esse fusoê, a gente consegue encontrar pessoas legais com quem podemos compartilhar um pouco desse mundo cheio de aventuras que é a maternidade.
bjo
Raquel
http://www.eudonadecasa.com.br

Reply
Daniela Zanatto 30 de março de 2015 - 9:56 pm

Gostei.
Não tenho perfil no Instagram, então não sei o que rolou por lá, mas com certeza nesse meio, assim como em todos os outros, tem as “sem noção” rsrsrs eu prefiro descartar os blogs e perfis que não me acrescentam, e focar naqueles que me ajudam a crescer!
Aliás, não conhecia seu blog, e gostei muito do que vi, já virei fã!
beijinhos e obrigada pelo carinho e pela oportunidade de estar por aqui!
Dani
http://www.mamaeaprendiz.com

Reply

Leave a Comment