Um famoso site americano perguntou às suas leitoras o que eles gostariam que as pessoas tivessem lhe contado antes que elas tivessem seus filhos. Como dá pra imaginar, apareceram muitas dicas preciosas, que compartilhamos com vocês agora. Então se você é mãe de primeira viagem e está cheia de dúvidas, veja só o que têm a dizer as mães que já manjam um pouquinho desses paranauê de criar filhos:
1 – “Eu gostaria que alguém tivesse me dito pra ser mais rigorosa com a minha dieta e rotina de exercícios. Uma vez que você ganha um certo peso, é difícil dele sair depois.”
2 – “Tire uma foto de seus seios agora. Eles nunca vão parecer tão alegres novamente. Honestamente, tire um monte de fotos nuas antes de engravidar, porque nada vai ser o mesmo depois.”
3 – “Você vai ficar mais fofinha e mais redonda, e está tudo ok. Você ainda está linda.”
4 – “Desfrute de dormir agora. Mesmo depois que seu bebê durma a noite toda em sua própria cama, você vai lutar contra o impulso para ir vê-lo um milhão de vezes no meio da noite. Você vai acordar em pânico por razões que você não pode realmente explicar e só vai querer vê-lo.”
5 – “Revezem-se para dormir nos fins de semana, para que você e seu parceiro terem uma manhã por semana para dormir até tarde como você quer.”
6 – “Você não vai dormir muito no início. O velho ‘dormir quando o bebê dorme ” é muito, muuuuito verdadeiro.”
7 – “Eu gostaria que alguém me contasse como eu ficaria emotiva no pós parto. Deus, eu estava uma pilha!”
8 – “Há momentos em que você vai se sentir a mãe mais amorosa do mundo, e, em seguida, em um instante você vai sentir sua cabeça girando em círculos porque você está tão chateado com algo tão insignificante. Ahhh hormônios.”
9 – “Se você não sentir um imenso amor pelo seu bebê, se você chorar o tempo todo, se você não conseguir sair da cama, se você se sentir inútil…a culpa não é sua. Você está doente, não é mau ou errado. Ligue para o seu obstetra!”
10 – “Assim como as advertências nos aviões: Coloque a máscara de oxigênio em si mesmo antes de seu filho. Se você não está saudável, você não pode cuidar de seu filho, por isso tem que cuidar de si mesma em primeiro lugar.”
11 – “Um médico me disse uma vez que “nenhum bebê jamais chorou até a morte.” Obviamente, você não deve deixar um bebê gritar por períodos prolongados, mas se você está atrasada e totalmente perdida, faça uma pausa!”
12 – “Eu gostaria de ter sabido que eu ainda preciso de um tempo só meu, sem as crianças e, por vezes, sem meu marido. E que não preciso me sentir culpada por ter a necessidade de ter esse tempo pra mim.”
13 – “Tudo bem se você não cair imediatamente de amores pelo seu bebê. Não são apenas os seus hormônios te enlouquecendo e você cheia de ansiedade sobre o que fazer agora, mas também é porque você e seu bebê são estranhos que ainda estão começando a se conhecer.”
14 – “Não adianta tentar ser perfeito em todas as coisas. Uma garrafa nunca matou ninguém, roupas de tecidos sintéticos não levam a um QI menor, um carrinho de criança super caro não garante a admissão nas melhores escolas.”
15 – “Você não pode controlar os seus filhos tanto quanto você acha que vai ser capaz de fazer. Eles poderão ter um ataque quando você estiver saindo do parque, gritando “Socorro!”, e fazendo com que pareça um sequestro!”
16 – “Haverá momentos em que você sentirá desiludida com você mesma ou com seus filhos. Ninguém é mãe perfeita, ninguém acerta 100% do tempo.”
17 – “Não se preocupe com as pequenas coisas! Enquanto todo mundo estiver vivo e relativamente feliz, você está fazendo um ótimo trabalho!”
18 – “Só porque alguma coisa tem 5 estrelas não significa que seu bebê vai gostar.”
19 – “Não compre coisas novas. Em primeiro lugar, você provavelmente não precisa dela. Em segundo lugar, ela está disponível usada.”
20 – “A única coisa que você deve comprar nova é uma cadeirinha de carro. Elas têm datas de vencimento, e você nunca sabe se ela já passou por algum acidente ou não.”
21 – “Se seu filho fica muito ligado a um determinado bicho de pelúcia, compre mais uns dois o mais rápido possível e comece a usá-los. Eu fiz isso muito tarde e meu filho odeia o novo. Tenho medo do que vai acontecer se as suas ovelhas preferidas estragarem ou perderem.”
22 – “Eu gostaria que alguém tivesse me dito que eu teria que sacrificar cada pedaço de comida que eu quero comer pelos próximos anos.”
23 – “Se você é mãe você nunca vai comer uma refeição quente. Nunca mais!”
24 – “Não importa o que você disse antes de ter seus filhos, quando você deixá-los com uma babá ou parente você terá que lutar contra o impulso de ligar ou mandar mensagens de texto um milhão de vezes. A primeira vez é a pior, mas a vontade nunca vai embora.”
25 – “Adicione um tempo extra de pelo menos 30 minutos quando se prepara para ir a algum lugar. Eu desisti da minha necessidade obsessiva de ser pontual agora.”
26 – “Leve roupa extra para as crianças… e para todos. As crianças se sujam, sem qualquer razão, nos momentos mais inoportunos.”
27 – “Nunca diga “Meu filho sempre ….” ou “Meu filho nunca” …. Porque assim que você disser isso, o inverso vai acontecer.”
28 – “Há muito pouco que você pode ensinar realmente para uma criança durante os primeiros dois anos. Ficar chateado ou tentando disciplinar uma criança com menos de dois é bastante inútil. Basta tentar fazer o que puder dando um bom exemplo.”
29 – “Cortar as unhas de um bebê é incrivelmente difícil, e não importa o quão bom trabalho você acha que fez, ele provavelmente ainda vai acabar deixando arranhões por todo o seu adorável rosto.”
30 – “A amamentação não é sempre essa coisa natural e fácil que simplesmente acontece. É frustrante, doloroso, desgastante fisicamente, e todo o mundo faz uma nova mãe se sentir como um fracasso se não o fizer.”
31 – “Se você piscar para estranhos enquanto você amamenta em público eles vão parar de olhar.”
32 – “Não participe de quaisquer “grupos de mamães” no Facebook ou sites como Baby Center, algumas dessas mulheres podem simplesmente arruinar seu dia.”
33 – “Resista aos julgamentos de outras novas mamães. Elas não são melhores nisso do que você; elas apenas falam melhor.”
34 – “Você é a mãe certa para os seus filhos, quem quer que você, naturalmente, seja, e eles são as crianças certas para você. Se alguém precisa constantemente competir, isso diz mais sobre esse alguém do que sobre você.”
35 – “Evite comprar roupa complicada. Pense no seu futuro extremamente privado de sono e de ter que navegar por uma série interminável de botões e zíperes para chegar até a fralda do seu filho.”
36 – “Eu recebi tantos presentes e comprei tantas coisas, e eu aposto que eu não uso metade. Algumas não eram necessárias, e muitas roupas ele perdeu antes que eu pudesse tirar as etiquetas.”
37 – “Sempre comprar / pedir roupas com dois tamanhos acima. Eles crescem mais rápido do que você pensa.”
38 – “Não seja tão desesperado em tirar fotos de seus filhos a ponto de deixar de curtir o evento que você está tentando documentar. Tire um punhado de fotos de grandes momentos, depois guarde o equipamento e desfrute da experiência.”
39 – “Faça e mantenha uma noite só para o casal. Seu relacionamento vai agradecer por isso!”
40 – “Se você ainda está com o seu companheiro, não se esqueçam um do outro! E se você não pode lidar com isso, espere pelo menos um ano. A relação vai ficar melhor, eu prometo. Verifique apenas se não deixou o seu ego na porta do hospital.”
41 – “Eu gostaria que alguém tivesse me dito o quanto ter um bebê muda o seu relacionamento com seu cônjuge.”
42 – “Os primeiros dois meses são terríveis, mas fica muuuuito muito melhor!”
43 – “As pessoas vão dizer-lhe que é difícil, mas você não vai ter nenhuma noção de quão difícil realmente é.”
44 – “Se alguém se oferecer para ajudar, aceite.”
45 – “Não tenha medo de pedir ajuda, você não está sozinho.”
Que tal essas dicas de mães mais experientes?
Se você gostou e quer ler mais do que elas têm a dizer, dá uma olhada nesse post onde reunimos conselhos das mães leitoras do blog para quem é mãe de primeira viagem.
*Via Buzzfeed.com