Home Gravidez 6 coisas que todo futuro pai precisa saber sobre gravidez

6 coisas que todo futuro pai precisa saber sobre gravidez

É comum vermos reportagens, matérias, discussões e posts que tentam preparar as mulheres para a gravidez. Mas e o futuro pai dessa criança, os companheiros dessas mulheres, não precisam saber de nada? Afinal, ele não vai ter participação na vida dessa grávida e dessa criança que está por vir? Se você, homem, acha que isso tudo é papo de mulherzinha e que você não precisa se preocupar com isso, pois é assunto de mãe, sinto lhe dizer que esse tempo já passou!

PAI-NA-GRAVIDEZ-DICAS

Felizmente, nos dias de hoje, os pais são muito mais participativos do que há 40…50 anos. Saber lidar com uma mulher grávida e com um bebê é mais que esperado, é uma obrigação! Se você, futuro pai, (ou o pai do seu filho, cara leitora), não tem ideia do que “esperar quando se está esperando” um bebê, aqui vai uma listinha com  coisas práticas, úteis e essenciais que todo homem deve saber quando embarca na aventura de ter um filho!

6 dicas para os pais na gravidez:

 

1 – Sua mulher enfrentará nove meses de muita instabilidade emocional, tente não piorar as coisas!

 

Pelo menos por enquanto, pode tratar de esquecer aquela mulher doce, romântica, atenciosa, equilibrada pela qual você se apaixonou. Na gravidez, ela muito provavelmente será tomada por sentimentos não tão “bonitos” assim, como raiva, tristeza aparentemente sem sentido, emoção à flor da pele, bipolaridade e vontade-de-te-jogar-pela-janela de vez em quando (ou sempre). Minha dica pra você é: não a contrarie, mostre-se preocupado com suas angústias (mesmo que elas lhe pareçam fúteis), dê a ela muita atenção e carinho e nunca, em hipótese alguma, JAMAIS diga que ela está exagerando! Exagero para uma mulher grávida é ter que lidar bem com o tsunami de hormônios que invadem seu corpo em um período tão curto de tempo. E isso, cara, você nunca vai entender! Então, na dúvida, tente manter a sanidade por vocês dois!

 

2 – Elogios nunca foram tão necessários!

 

No meio desse turbilhão de sentimentos e emoções da gravidez do qual falamos anteriormente, pode surgir um bem comum: a baixa auto-estima. Imagine você que de um dia para o outro sua barriga comece a crescer exponencialmente, acompanhados pelos seus mamilos, você acorda e passa os dias com uma ressaca terrível, seus pés se transformem em dois peixes-boi e você não consiga mais tomar nem sua cervejinha, porque agora ela tem gosto de prego. Parece difícil, não? Pois é assim que muitas mulheres se sentem ao ter que lidar com todas as mudanças que o seu corpo enfrenta durante a gestação. Então, meu querido, não importa o quanto sua mulher ronque ao dormir, não importa quantos quilos ela ganhe ou quanto ela esteja inchada feito um baiacu, não se esqueça de dizer, com frequência, o quanto ela está bonita, o quanto você a ama e a admira! Ela pode até na acreditar nos seus elogios, aparentemente, mas suas palavras vão impactar a mulher vaidosa que mora em toda grávida (mesmo que ela esteja no momento esmagada pelo bebê entre a bexiga e o baço, ou seja lá qual órgão seja vizinho da bexiga). Elogios são sempre bem vindos. Sempre!

DICAS-PARA-PAIS-NA-GRAVIDEZ

 

 

3 – Aceita que dói menos: você não é mais o centro das atenções dela

 

Eu sei que você devia estar acostumado a ter toda a preocupação e atenção da sua mulher, mas tá na hora de entender que agora – e durante um tempo – o foco dela é outro. Em geral, uma mulher grávida só consegue pensar no bebê, no que ele vai vestir, onde vai dormir, no que ele precisará quando nascer, como será o quarto, seu nome, a cor da saída de maternidade, onde vai cursar a faculdade e por aí vai… Ao mesmo tempo, como já dissemos, seu humor e disposição podem ser afetados e aí ela não vai mesmo se lembrar muito de dar atenção pra quem quer que seja, mesmo que seja o amor da sua vida e pai do seu filho. Quer um conselho? Não se sinta rejeitado ou se ofenda caso sua mulher te esqueça em uma caixinha no fundo do armário durante a gravidez. Isso não quer dizer que ela não te ame ou não se preocupa com você, mas apenas que …que ela está grávida mesmo! Isso justifica tudo. E se te consola, nos primeiros meses de vida desse bebê que está por vir, a tendência é piorar ainda mais esse seu abandono. Então encare a gravidez como um cursinho pré vestibular para a faculdade, que é a chegada do bebê.

 

4 – Não basta ser pai, tem que participar

 

Como eu disse lá no início, já se foi o tempo em que o homem tinha que prover o sustento da família e a mulher que se virasse pra cuidar da casa e dos filhos sozinha. E isso já começa pela gravidez. Por mais que seja difícil se interar – ou gostar – de certos assuntos ligados à gestação e bebês, sua participação no pré-natal e nos preparativos para a chegada do filho é MUITO importante. Portanto, sempre que puder, esteja presente nas consultas com o médico (de preferência, faça perguntas e demonstre interesse), faça companhia pra sua mulher nos (inúmeros e incômodos) exames do pré-natal e até naquele curso de gestante que ela quer fazer e você acha desnecessário. Afinal de contas, você também precisará cuidar desse bebê e quanto mais você souber sobre essa nova função e rotina, mais fácil será. Além disso, mostrar interesse pelo bebê e pelos preparativos do enxoval, por exemplo, certamente será visto pela gravidinha com uma prova de amor a ela e ela irá admirá-lo ainda mais como homem e companheiro! Ou seja, pontos pra você, agora e no futuro!

5 – O parto pode ser uma caixinha de surpresas. Esteja preparado!

 

Se você e sua mulher optaram por um parto normal, é bom que você informe-se muito bem sobre todas as etapas de um trabalho de parto. Uma mulher em trabalho de parto ativo pode fazer e dizer coisas que você nem imagina, pode ter medo, pode querer desistir por causa da dor, pode te xingar e acordar o bairro todo com gritos e grunhidos, como um verdadeiro animal selvagem. Ou, pode dar à luz como um monge budista, em silêncio e meditação. Você só saberá disso no dia D e, por isso, é bom estar preparado para tudo, principalmente para dar todo suporte e apoio que ela precisa e merece nesse momento.
Se a opção for por uma cesárea, a ansiedade, tensão e emoção do momento podem ser igualmente fortes e a sua presença e apoio também serão muito importantes. Se ela disser que quer você dentro do centro cirúrgico, nem pense em negar por medinho de desmaiar. Engole o choro, respire fundo e vai! Ter o pai do seu filho ao lado no momento do parto acalma e tranquiliza qualquer mulher. E no fim, você também vai se sentir emocionado por ter vivenciado esse momento.

6 – Parece o fim do mundo, mas não é

 

Você, homem e pai de primeira viagem, deve estar assustado com algumas “revelações” desta lista, mas esta não é minha intenção. O que eu (e a sua mulher que te mandou o link deste post) quero é que você esteja consciente e preparado para viver – e curtir – essa fase única e especial que é a gravidez. E para estar preparado, você precisa estar ciente que, às vezes, nem tudo é um mar de rosas nesta fase, mas com certeza ficará melhor se você se propuser a ajudar e for paciente.

Sabemos que para os homens a ficha pode demorar mais a cair e ficar “grávido” junto com a mulher leva mais tempo – às vezes nem chega a acontecer plenamente, mas quando você entende e se compromete com essa missão de trazer uma nova criança ao mundo e, principalmente, quando sabe compreender os fatores físicos e emocionais que afetam uma mulher durante a gravidez, a vida nesses 9 meses pode  ficar muito mais leve. Ela pode – e deve ser, inclusive, uma fase de muita alegria, cumplicidade e amor dessa nova família que está se formando. As coisas desagradáveis que ela traz consigo? Vão embora, tão depressa e sem aviso quanto apareceram! No fim, fica o amor. E um bebê que dá trabalho, mas isso é assunto pra outro post.

 

You may also like

1 comment

Daianny Melo 5 de julho de 2016 - 10:10 pm

Olá Mariella,
Achei sua postagem muito interessante e de grande utilidade para os papais que desejam exercer uma paternidade ativa e participativa. Realmente, não se fala muito em como o homem deve se preparar pra isso. Também ando pensando em escrever algo semelhante. Se você me permite, vou utilizar seu texto como inspiração, ok?
Ah, se puder, dá uma olhada no meu blog. Ainda sou uma mera iniciante, mas já tenho algumas postagens bem legais lá no http://www.essencialmammy.wordpress.com

Bjs

Reply

Leave a Comment