Uma das principais dúvidas quando estamos grávidas e preparando o enxoval para a chegada do bebê é sobre os itens que realmente são úteis nesses primeiros anos de uma criança. Não faltam por aí, inclusive nas lojas, listas e mais listas pra gente se basear no momento das compras. Mas, vamos combinar, muitas vezes ficamos completamente perdidas diante de tantos produtos e opções. Acho que é por isso que uma das perguntas que eu mais ouço no blog e também das amigas grávidas é sobre o que eu realmente usei e indico comprar. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro (e às vezes muito dinheiro) em itens que depois vão ficar guardados no fundo do armário quando descobrirmos que, na prática, eles não eram tão úteis e essenciais como alguns diziam.
Então pra tentar dar uma luz praquelas mães que estão nessa fase de montar o enxoval e de tantas dúvidas – que eu também tive – montei uma relação com os cinco produtos infantis que realmente foram e são úteis nesses primeiros três anos da minha vida de mãe. Óbvio que ela é baseada na minha experiência particular, na minha “realidade” e rotina, mas acredito que pode ajudar muita gente a se decidir por optar, ou não, por esses itens. Alguns são de extrema necessidade, como por exemplo o berço e a cadeirinha obrigatória para carro, e outros são produtos mais “supérfluos”, mas que me ajudaram bastante. Também coloquei o modelo e marca que eu escolhi, mas isso é mais um complemento à informação e em alguns casos é possível facilmente encontrar um produto similar de outra marca (mas nem sempre..rs). Minha dica é: pesquise e avalie o que cabe melhor à sua futura rotina e ao seu orçamento.
Agora vamos à lista!
Berço/Mini Cama
Essa foi uma das “sortes” que nós demos na hora de escolher os móveis do quarto. Como boa mãe de primeira viagem, eu não tinha ideia que existia a opção de um berço que depois se transformava em cama. Nossa salvação foi a dica da vendedora da loja, que me abriu os olhos pra essa super facilidade – e economia. O modelo escolhido foi um da marca Fiorello, padrão americano, que fazia kit com cômoda e guarda-roupa. Como não tínhamos espaço e a Clara dormiria no mesmo quarto que nós, optamos pelo berço e pela cômoda. Dessa, aliás, eu tenho minhas reclamações: as gavetas começaram a desencaixar com pouco tempo e praticamente todos os puxadores saíram, deixando os parafusos à mostra. Mas o berço realmente foi uma mão na roda. Aliás, está sendo! Ele aguentou bem todos os ajustes que fomos fazendo na altura do colchão, à medida que a Clara crescia e criava habilidades de escalada e há cerca de 8 meses foi desmontado e transformado em uma mini cama (esse modelo vem com as laterais de proteção). Realmente, foi uma economia e tanto, porque acho que conseguiremos utilizá-lo por um bom tempo ainda. Tudo bem que eu não sinto muita segurança em deitar nele junto com a Clara, já que o estrado é o mesmo do berço e não é lá muito reforçado (inclusive tivemos que pregar algumas tábuas no momento de desmontar pra transformá-lo em cama), mas fora isso ele atende muito bem às nossas necessidades atuais.
Cadeira de Refeição –Merenda – Burigotto
Este é um daqueles itens que você não precisa adquirir durante a montagem do enxoval ou nos primeiros meses do bebê – o que significa ter mais tempo pra juntar uma graninha pra ele. Eu mesma só fui comprar quando a Clara ia completar seis meses e, então, iniciar a introdução alimentar. A minha escolha foi pelo modelo Merenda, da Burigotto, com a estampa Monstrinhos que é a mesma da banheira dela. Ela é mais reforçada, possui ajuste de inclinação do assento e uma bandeja que pode ser facilmente retirada pra limpeza, entre outras vantagens. Não é dos modelos mais em conta, mas também não é dos mais caros e, a meu ver, vale muito à pena, pois será usada por muito tempo. A nossa está em plena função há mais de dois anos e continua intacta, funcionando perfeitamente e sendo muito útil. Portanto, vale o investimento.
Cadeira de Balanço – Minha Infância – Fisher Price
Essa cadeira é minha queridinha desde que botei os olhos nela pela primeira vez. Pesquisei muito na época, quando a Clara tinha uns dois ou três meses (me arrependo de não ter comprado antes, então, se você está prestes a ter o bebê, pense com carinho em já adquiri-la). Isso porque ela é muito útil praqueles momentos em que você precisa tomar um banho, fazer alguma tarefa doméstica, enfim, fazer qualquer coisa que não dá pra fazer com o bebê no colo. Nele o bebê fica ali de boa, descansando e se distraindo com os brinquedos e você ganha uns minutinhos de folga pros braços. Clara sempre gostou de ficar nela e ela me ajudou muuuito nos primeiros meses. Entre todos os modelos de cadeira de balanço e descanso, essa foi a que eu mais gostei. Primeiro porque o balanço dela não é movido à pilha, o que eu sei que depois encarece bastante o uso por ter que sempre trocar, ela possui uma base com um arco e basta uma ajudinha com o pé ou a mão pra ela balançar. E se não quiser que ela balance, como na hora de dar uma refeição, por exemplo, basta usar uma barra acoplada nos pés da cadeirinha pra ela ficar fixa. Outra coisa bem legal é que ela acompanha a criança por um bom tempo, podendo ser utilizada até uns 3 ou 4 anos, com limite de 18 quilos. Aqui a Clara ainda usa – e adora – ela até hoje. Ela também vem com um arco com alguns penduricalhos (um deles vibra e toca música, à bateria) e também conta com um sistema vibratório (à pilha) que emite ondas relaxantes no assento. Diz o fabricante que essa vibração acalma o bebê. De fato, na primeira vez que eu coloquei a Clara nela, ela dormiu feito um anjo minutos depois. Coincidência ou não, eu aprovei o sistema balanço + vibração na época..rs
Berço Dobrável – Play – Galzerano
Chamado de berço desmontável, berço dobrável ou berço camping, esse foi outro item que eu não tinha muito conhecimento quando estava montando o enxoval e que hoje indico pra todas as futuras mães. Claro, se você avaliar que será bastante utilizado e útil, como é pra gente. Desde os primeiros meses da Clara, era ele que nós levávamos em todas as viagens, pois nos dava mais liberdade pra dormirmos tranquilos em nossa cama e ela ficava bastante confortável nele também. Sem contar que ele vem com um mosquiteiro que foi muito útil nas viagens pra casa dos avós paternos, que moram em uma chácara (já imaginou a quantidade de pernilongos e ouros insetos que rondam por lá, né?). Com a Clara maiorzinha, quando tinha uns 8 ou 9 meses, também utilizamos o berço como cercadinho e, mais tarde, como cabana pra Clara brincar na sala de casa. Ou seja, encontramos várias utilidades pra ele. O único “porém”, a meu ver, é o colchão que acompanha esse berço. Quer dizer, eles chamam aquilo de colchão, mas pra mim é uma chapa dobrável com um revestimento pra disfarçar sua dureza..rs Problema que foi resolvido comprando à parte um colchão próprio pra esse tipo de berço, beeem mais confortável e que dura até hoje. Por falar em colchão, esse modelo possui duas regulagens de altura pra ele. Uma, mais alta, é possível graças a um suporte de poliéster reforçado (mesmo material do berço) com ganchos que você prende em toda a lateral do berço. Ela é ideal para os bebês novinhos, pois você não precisa se debruçar até láá embaixo pra colocá-lo no berço (e correr o risco dele acordar). Essa regulagem pode ser usada até um certo peso – que eu não lembro exatamente qual é mas no manual vem bem especificado. A regulagem mais baixa é aquela no fundo do berço mesmo, retirado esse suporte de cima. No início pode não ser muito fácil montá-lo e desmontá-lo (o manual de instruções ajuda bastante), mas após a segunda ou terceira utilização você já pega o jeito da coisa. Desmontado, o berço vai em uma bolsa não muito grande e razoavelmente fácil de carregar. Aprovado também!
Cadeira para Auto – Neo Matrix – Burigotto
Antes da Clara nascer, quando estávamos adquirindo os “itens essenciais” do enxoval, optamos pelo bebê conforto pra andar com ela no carro. Não posso dizer exatamente que me arrependi de tê-lo comprado, afinal ele foi bem útil no primeiro ano da Clara, especialmente nos primeiros meses. Utilizamo-lo inclusive bastante fora do carro, pra carregar a bebezuca quando íamos aos lugares e não queríamos carregar o trambolho do carrinho de passeio. Mas enfim, após um ano de uso do bebê conforto, comecei a procurar por uma cadeirinha que fosse segura, confortável e, de preferência, pudesse ser usada por bastante tempo, já que não é dos itens mais baratos. Pesquisei bastante, ouvi e li bastante opinião em sites e fóruns e acabei optando pela Cadeira para Auto Neo Matrix, da Burigotto. E porque comecei falando do bebê conforto? Porque esse modelo de cadeirinha que comprei depois pode ser usada desde o primeiro mês do bebê, substituindo assim o bebê conforto, já que é feita para crianças de 0 a 25 quilos. Mas ok, apesar de ser bastante “aconchegante” e segura, não sei um bebê recém nascido se sente tão confortável nela quanto se sente em um bebê conforto (por isso digo que não me arrependo de ter comprado primeiro o bebê conforto). Num próximo filho, quem sabe, eu teste essa cadeira já desde o início. De qualquer maneira, eu gosto bastante dessa cadeirinha. Como disse ela é bem segura, bastante acolchoada e com vários protetores, que vão sendo retirados e adaptados à medida que o bebê cresce. Pode ser usada nas duas posições, viradas pra frente ou pra trás no banco e possui três níveis de inclinação. Eu particularmente escolhi um modelo com cores mais escuras (preto e cinza) pra evitar de sujar muito. Como a Clara é magrinha e não muito grande, acho que a usaremos por um booom tempo ainda.
Pois bem, essa foi minha listinha do que, pela minha experiência, eu acho que vale à pena investir no momento de pensar no enxoval. Claro que tem outras coisas necessárias e mais “básicas”, como a própria banheira que eu citei ali em cima, mas escolhi falar sobre esses cinco porque são os que nós usamos mais até hoje. Depois prometo fazer uma lista com os itens “menores” do enxoval que também foram muito úteis por aqui. Espero que essas informações sirvam como uma “luz” pras futuras mães que estão perdidas ou em dúvida no meio de tantas escolhas e opções de produtos. E você, mãe mais experiente, fique à vontade pra dar sua opinião sobre eles ou mesmo incluir outros itens que você considera importante ou bacana pras mães que estão montando o enxoval. Vamos ajudar as amigas! 🙂
Beijos,
Mari
1 comment
Muito boa as dicas… Parabens pelo blog.
Beijos.