Home Dicas de MãeDiversão Viajando de ônibus com criança

Viajando de ônibus com criança

Chegamos ontem de mais uma viajem deliciosa pra casa dos meus pais, no interior de São Paulo. Ficar pertinho de toda a família, viver a confusão divertida que é quando todos se reúnem, ver a Clara ser paparicada por todos lá me faz muito bem, sempre.

Mas o assunto do post de hoje é sobre a aventura de viajar de ônibus com uma criança a tiracolo. Eu sempre viajei numa boa de ônibus, mas agora com a Clara, a história mudou um pouco de figura. Essa foi a terceira vez que fui pra Jales sozinha com ela, mas a quarta vez que fizemos uma viagem de ônibus. A primeira experiência foi em agosto do ano passado, quando fomos pra Uberlândia (como contei aqui). Aquela foi também a viagem mais longa, mais de 12 horas dentro do busão!

Felizmente, a viagem pra Minas foi  durante a noite, o que tornou tudo bem mais tranquilo. A Clara dormiu praticamente o percurso todo, pra alegria dos demais passageiros (vamos combinar que viajar com criança aprontando todas não é fácil pra ninguém né?). Mas isso também tinha seu lado ruim, porque eu não podia tirá-la do meu colo pra ir ao banheiro e ficava com dó de descer com ela durante as paradas ao longo da viagem. Só fiz isso uma vez durante essa ida pra Uberlândia, quando não estava mais aguentando de vontade de fazer xixi.

Já nas viagens pra Jales, que são sempre durante o dia, a Clara fica mais tempo acordada, o que exige alguns artifícios pra mantê-la “sob controle”. O que funciona melhor, claro, é o celular, com o qual ela se distrai por um bom tempo, vendo vídeos, fotos e brincando nos aplicativos. Vou falar que nessas horas, o celular é uma mão na roda e tanto! O problema é quando a criança, que ouve as músicas da Galinha Pintadinha com o fone de ouvido, resolve cantar em alto e bom som o repertório, enquanto todos parecem dormir! Aí haja jogo de cintura pra fazer ela mudar de ideia.

Mas tirando esses pequenos perrengues, as minhas experiências viajando de ônibus com criança foram bem sucedidas até aqui. Clara tem sido uma boa parceirinha dessas jornadas. Só não posso mentir: esse negócio de viajar é sempre cansativo, pelo menos pra mim. Eu raramente consigo dormir, na verdade, quando consigo tiro alguns cochilos, no máximo. Tenho medo de dormir um sono mais pesado e acontecer alguma coisa com a Clara, principalmente de alguém pegá-la. Ok, pode parecer neurose minha, mas no mundo que vivemos hoje em dia, todo cuidado é pouco, né?

viagem_ônibus_criança

A seguir, falo um pouco sobre alguns itens que eu acho importante lembrar na hora de programar uma viagem de ônibus com criança, baseado nessas minhas experiências até aqui.

Documentos

Como em toda viagem, é imprescindível levar na bolsa os documentos, seus e da criança. Antes eu carregava sempre uma cópia autenticada da certidão de nascimento da Clara, mas depois que fizemos o RG dela, ficou mais prático levar a identidade. Conforme a lei federal, é obrigatório a apresentação do documento da criança pelo pai ou mãe que vai viajar com ela. Toda empresa séria que se preze, vai pedir esses documentos no embarque.
Inclusive, nessa última viagem, fomos parados em uma blitz da Polícia Rodoviária, com direito a revistar a bagagem e conferir o documento de identidade de todos os passageiros. Imagem só se, por acaso, tivesse conseguido embarcar sem apresentar os documentos que comprovassem que a Clara era minha filha. Na blitz com certeza teria problemas.

Kit sobrevivência

Se vamos passar muitas horas na estrada com uma criança, não podemos esquecer de levar algumas coisinhas pra suprir suas necessidades, caso seja necessário. Isso varia muito de acordo com a idade e a rotina da criança. Por exemplo, se ela ainda mama no peito, você não vai precisar levar nada pra alimentá-la (mas não se esqueça de você!)Se já for maiorzinha, vale levar leite, água e algumas coisinhas pra beliscar, de preferência, algo que a criança já esteja acostumada a comer, afinal, você não quer correr o risco do seu filho ter um piriri dentro do ônibus no meio da viagem, né?

Na mochila de mão, também vale levar uma (ou até mais de uma) troca de roupa, porque é bem comum a criança se sujar enquanto come e também nunca se sabe quando teremos uma “escapada” de xixi ou cocô. Mas é claro que, como mãe, você sabe bem disso! O que talvez você não saiba, principalmente se nunca viajou assim antes, é que algumas vezes o ar condicionado dos ônibus pode transformar esse meio de transporte em uma filial do polo norte. Então é bom estar preparado com uma mantinha ou cobertor pra proteger a cria do frio. Se não se importar em criar inimigos mortais na viagem, você também pode simplesmente pedir ao motorista que diminua a potência do ar! Nem sempre adianta, mas você pode dar sorte de ser atendida.

Como falei lá em cima, te aconselho  a incluir no “kit sobrevivência” um brinquedo ou algo que ajude a distrair a criança caso ela comece a ficar inquieta na viagem. Ah, e se a distração for um celular, dvd ou tablet, não esqueça do fone de ouvido! Ninguém ao redor é obrigado a viajar ouvindo a trilha sonora infantil do seu pimpolho.

Por fim, eu sempre gosto de carregar na mochila um termômetro e um antitérmico. Quem é mãe sabe que a febre resolve aparecer nos momentos mais inoportunos, então prefiro ter esse auxílio por perto.

Viagem_onibus_com_criança

Atenção redobrada

Aqui entra os conselhos de uma mãe bastante cautelosa, pra dizer o mínimo. Se você está viajando sozinha com seu(s) filho(s), é bom ficar atenta a tudo – e a todos. Eu, como já falei, não consigo deixar a Clara sozinha em momento algum, nem mesmo se ela estiver dormindo no meio da viagem e eu estiver apertada pra ir ao banheiro. Uma vez, vi uma mãe deixar o filho, que parecia ter a mesma idade da Clara, dormindo sozinho no ônibus durante uma das paradas enquanto ela desceu pra comprar um café. Fiquei pensando se tivesse ali alguém muito mal intencionado que poderia pegar e sumir com a criança em poucos minutos antes da mãe voltar. Sei que aquela mãe não teve a intenção de ser negligente, mas aquela situação me incomodou bastante pelo menino.

Não sabemos quem está sentado do nosso lado, então pra mim não dá pra confiar em um estranho pra ficar a sós com nossos filhos, por um segundo que seja. Por isso prefiro me segurar ou, em último caso, levar a Clara comigo, mesmo que ela esteja dormindo.

Vale lembrar também:

– O uso do cinto de segurança nos ônibus também é obrigatório. E mesmo que o motorista não peça, nada impede que você use, mesmo se a criança estiver no seu colo. UPDATE: Como foi dito por dois leitores aqui nos comentários, não é aconselhável usar o cinto no adulto e criança juntos, pois isso pode causar o esmagamento da criança com o peso do adulto, caso haja uma freada brusca ou mesmo um acidente.
– Leve na bagagem de mão somente o essencial. Acredite, carregar bolsa, filho e uma mochila ou mala enorme nos braços dentro de um ônibus não é moleza não!
– Vista a criança com roupas confortáveis. Se já é ruim pra gente viajar por muito tempo com uma roupa apertada ou quente demais, por exemplo, imagine pra ela. Isso pode deixá-la ainda mais estressada.
– Não deixe seu filho ser a criança chata que incomoda todo mundo, seja chutando o banco do passageiro da frente, seja falando alto enquanto todos querem dormir, seja passeando pelo corredor o tempo inteiro. Sabemos que eles não escolhem hora pra fazer uma birra ou mostrarem todo seu arsenal de malcriações, mas uma viagem assim pode ser o teste perfeito pra você mostrar sua autoridade de mãe.

No fim, viajar de ônibus com os filhos pode ser cansativo, mas não precisa ser estressante. Pelo menos, não muito!

Beijo,

Mari

You may also like

22 comments

Raquel 19 de maio de 2014 - 2:45 pm

Adorei as dicas, Mari! E valem tbém para quem vai viajar de carro né?! Eu tbem acho que o seguro morreu de velho e sempre levo o necessário para qualquer tipo de ocasião. E tbém não tenho coragem de largar a Luia em momento nenhum, poi sou ‘meio’ paranóica, assim como vc, hehehe.
bjo
Raquel
http://www.eudonadecasa.com.br

Reply
Mariana 6 de outubro de 2014 - 8:25 pm

Excelentes dicas. Dezembro agora faço minha primeira viagem de ônibus com o Miguel. Já tivemos outras experiências, mas sempre de carro. Como meu marido estará junto, acredito que será mais fácil revesar e evitar os apertos para banheiro e paradas. Volto para contar como foi!

Reply
Mariella 14 de outubro de 2014 - 10:37 am

Oi Mariana, acho que viajar em dois deve mesmo ser mais tranquilo. Espero que corra tudo bem na viagem de vocês!

Beijos e obrigada por visitar o blog e deixar seu comentário 🙂

Mari

Reply
Mariana Noelle 21 de novembro de 2014 - 9:57 am

Super legal o post, Mariella! Viajar com as crianças pode ser realmente complicado, mas algo que pode oferecer mais segurança na hora de escolher qual viação de ônibus é conhecê-la bem.

Pesquisando por passagens esse site apareceu e é bem interessante, pois tem vários posts de blog sobre empresas como Viação Itapemirim, Catarinense, entre outros: http://www.onibuspassagens.com.br/

Espero que ajude! Abs.

Reply
karinny gaspar 7 de dezembro de 2014 - 12:57 am

Amei seu texto! Esse mês estarei viajando com meus dois filhos. Um de 6 e outro de 3… Tava mto aflita.. Pois sera minha primeira viagem com eles.
Mas seu blog me tirou mtas dúvidas.
Bjux

Reply
Mariella 7 de dezembro de 2014 - 10:49 am

Oi Karinny, que bom que as dicas te ajudaram a ficar mais tranquila. Espero que façam uma ótima viagem!

Beijo,

Mari

Reply
Alexandre 7 de dezembro de 2014 - 10:39 pm

Achei legal as dicas, pretendo viajar com a minha esposa agora em dezembro. Em todo o texto, o que esperava ler era os cuidados com segurança. So vi a parte que dizia: “use o cinto de segurança”.
Isso não é segurança, é perigo a vida da criança. Imagine o peso do corpo de um adulto de 65kg, pressionando o corpo de uma criança de 15kg contra a faixa do cinto de 7cm… Da pra imaginar a tragédia em caso de impacto?
Não sou contra o cinto, mas a favor de uma medida de segurança que nao represente risco a integridade física da minha filha, assim como todos aqui com seus filhos. Pensem nisso!

Reply
Mariella 10 de dezembro de 2014 - 9:53 pm

Oi Alexandre, primeiramente, obrigada pela visita no blog e pelo comentário. Como mãe e leiga no assunto, me dá uma sensação de segurança maior pensar que, em caso de um acidente, minha filha está presa pelo cinto junto comigo do que “solta” pra sacudir dentro do ônibus. Sinceramente, não sei qual a melhor dica de segurança para uma criança desta idade, que não viaja mais em um bebê conforto, por exemplo, mas que também não tem tamanho pra viajar em um banco sozinha, com cinto (e nem quer). Se você souber qual o procedimento indicado, nesses casos, vou ficar feliz em saber.
No mais, desejo uma ótima viajem pra sua família! 🙂
Um abraço,
Mari

Reply
DAIANA 12 de janeiro de 2015 - 1:45 am

Minha primeira viagem com meu Filho de 6 meses, serão 9hs de onibus e estou bastante tensa, não sei qual sera reação dele. Confesso que não tinha pensado sobre oq vc disse sobre viajar a noite, até pensei e deu mais segurança.. e tambem nao tinha pensado em levar brinquedinhos, roupinhas extras..mas estará a mão,com certeza, sou meia ”lesa” eu axo…rsrsrrsrsrs…mae de primeira viagem em TUDO precisa de gente como vc que repassa experiências e dicas, mega importantes para mim e mais mães ”inesperiêntes” como eu.. Obrigada mesmo pelas Super dicas… 😉

Reply
Mariella 12 de janeiro de 2015 - 10:49 pm

Oi Daiana! Fico feliz que as dicas serão úteis pra você! Nós, mães de primeira viagem, acabamos aprendendo muita coisa (quase tudo) na prática mesmo, por isso gosto de compartilhar minhas experiências, pois penso que eles podem ajudar outras como eu. Obrigada por seguir o blog e por comentar aqui. Depois me conta se deu tudo certo na viagem..hehe
Beijo,

Mari

Reply
Erik 2 de fevereiro de 2015 - 9:48 am

O Alexandre fez um excelente comentário! Pense assim: se o onibus parar por uma freiada brusca, a pessoa é lançada pra fora da sua cadeira. A cadeira fica no seu lugar! Se um adulto tiver a criança no colo, o adulto vai ser lançado para fora da cadeira, e toda esta força vai contra a criança – isso é um perigo enorme!
O melhor é usar um segundo cinto, preso ao cinto do adulto. Aqui tem um website com mais informações.
http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=341&t=6901

Agradeço a publicação do blog e algumas boas dicas, mas por favor retire esta dica do cinto de segurança para dois: isto é mesmo muito perigoso!

Reply
Mariella 5 de fevereiro de 2015 - 8:47 pm

Oi Erik, agradeço pela orientação, inclusive já corrigi a informação sobre o cinto no post. Mas, na verdade, ao que parece nem mesmo esse cinto acoplado ao cinto dos pais é permitido e indicado, como consta nesse texto aqui:http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=84&content=detalhe.

Difícil falar desse assunto, quando não há nenhuma regulamentação específica (muito menos condições propícias por parte das empresas para garantir a segurança das crianças). Mas enfim, vale o alerta.

Obrigada por comentar!

Reply
Debora 30 de março de 2015 - 10:39 am

Olá,gostei muito de suas dicas. Vou fazer minha primeira viagem com criança, mas vou levando comigo minha sogra e meu esposo, pois estou grávida e vou precisar de bastante ajuda não é. 😀 Meu filho tem 2 anos e 4 meses, vamos viajar de ônibus por 8 horas. Ainda tenho uma dúvida, quanto ao cinto de segurança, já que ñ posso colocar ele junto a alguém o que faço para protegê-lo melhor? Tenho aqui um canguru será que ajudaria em algo se colocasse ele preso ao meu marido, pelo menos ao escurecer que acho que é mais perigoso. Pode me ajudar por favor?

Reply
beatriz 22 de maio de 2015 - 3:52 pm

ola , meu nome é beatriz.

Eu posso viajar com um bebe de 1 mes de vida?

Reply
Mariella 8 de junho de 2015 - 10:47 am

Beatriz, o melhor nesse caso seria consultar o pediatra do seu bebê. Eu, particularmente, acho muito novinho, se for pra viajar de ônibus principalmente. Mas isso quem vai poder responder melhor pra você é mesmo o pediatra.
Beijo,
Mari

Reply
Angelina 13 de novembro de 2015 - 2:41 pm

Olá..adorei as dicas!!!
Vou viajar c minha filha o mês q vem e serão 12h de viagem…ela tem 1 ano e meio e é mtooooo ativa, não para. Estou c receio de como será e um pouco de medo…kkkkkkk
Tentarei ir a noite, assim ela dormirá (é o q eu espero…kkkkk) a viagem toda.
Obrg pelas dicas e se tiver mais algumas p me tranquilizar, eu agradeço…kkkkk

Bjos

Reply
Amanda 25 de abril de 2016 - 11:25 pm

Vou viajar c mha vc de 9 meses qual a melhor poltrona pra viajar c bebês?

Reply
Viajando de avião com crianças: dicas para uma viagem tranquila - A Mãe CorujaA Mãe Coruja 6 de julho de 2016 - 4:44 pm

[…] A Michele do blog Espaço das Mamães tem post dando mais dicas do que você vai precisar para viajar com os pequenos , a Geisa do Na Mira da Mamãe fala um pouco sobre os imprevistos que podem acontecer durante a viagem e o que você pode fazer para contorna-los. e se você vai viajar de ônibus a Mari do Caderninho da Mamãe te conta e da dicas de como foi a viagem com ela e com a Clarinha. […]

Reply
fabricia 23 de setembro de 2017 - 7:30 am

Adorei as dicas estou pra fazer uma viajem de 30 horas com minhas filhas de 5 e 8 anos e estou me preparando psicologicamente kkkk… Mas vai dar tudo certo!😊

Reply
Mariella Silva 29 de setembro de 2017 - 3:44 pm

Que bom que gostou, Fabricia. Espero que corra tudo super bem na viagem de vocês também! 😉

Reply
Juliana 16 de junho de 2018 - 1:51 am

Oi Mari adorei as dicas. Poderia passar alguns aplicativos para tablets?? Vou viajar com um de 4 anos e outro de 2,Eu e meu marido. Confesso que estou bem apreensiva. Se puder me ajudar

Reply
Swellen 18 de junho de 2018 - 8:57 pm

Olá,vi suas dicas e amei. Eu estou com um probleminha,meu filho tem 3 anos e e meio hiperativo,com o celular ele ate quieta mas se descarrega ja é um grande problema,a birra é feia. kkk To meio perdida preciso de dicas e artimanhas brincadeiras pra poder distrai-lo e tb não incomodar ninguém. desde ja agradeço

Reply

Leave a Comment