Home Dicas de MãeViagem com Criança A primeira viagem dos pais de primeira viagem – Arrumando as malas

A primeira viagem dos pais de primeira viagem – Arrumando as malas

viagem_crianca

Hoje iniciamos aqui no blog uma série de posts intitulada {A primeira viagem dos pais de primeira viagem}. E eu já vou logo avisando: se você acabou de ter o primeiro filho e está se preparando pra fazer a primeira viagem em família, pode ser que se assuste com esses posts, embora não seja essa a intenção, muito pelo contrário.

Agora, se você já passou pela experiência de fazer uma mudança – digo, viagem com um pimpolho a tiracolo, pegue a pipoca, sente-se aí  e depois me diga se você se identificou com alguma das insanidades relatadas nessa série que começa hoje.

Sim, porque todo pai ou mãe – ou casal – que decide botar o pé na estrada com um bebê a fim de curtir uns dias fora de casa tem lá um quê de insano. Ou de inocente. Ou dos dois.

A vida com um filho recém chegado é um caos. Um caos bom, muitas vezes, mas um caos. Agora eleve esse caos à décima potência e terá assim uma noção do que é viajar com ele.

Como toda mãe de primeira viagem, você quer garantir que nada fuja do controle, que seu filho tenha tudo que possa precisar pra ficar bem – e que você tenha tudo que precisar pra fazer com que ele fique bem. Pensando assim, o problema já começa com a missão-quase-impossível de fazer as malas sem se esquecer de nenhum item pseudo-im-pres-cin-dí-vel!

Então vamos ao passo a passo pra cumprir esse objetivo com excelência.

malas2

 

Pega a mala do bebê, provavelmente aquela que você comprou pelo olho da cara pra levar pra maternidade e ninguém nem viu. Começa colocando as roupas de frio: um casaco…não, melhor três. O quê? Estamos indo pro Nordeste? Mas nunca se sabe, né. Bota os três casacos mesmo. Mais cinco blusas de manga comprida, oito calças – duas “de sair” e as outras de ficar em casa mesmo. Ou no hotel mesmo. Ou na mala. Enfim…

Agora coloca as roupas de calor. Uns (vários) conjuntinhos, vestidos ou bodies de sair e de ficar na mala mais à vontade. Quatro pares de sapato, afinal, mesmo que ele deteste ficar calçado e passe 95% do tempo descalço ou de meia, você não quer sair pra comprar calçado de bebê caso surja uma necessidade/oportunidade de usá-lo.

Bota manta. Bota cobertor. Bota fralda de pano, toalha, muitas – mas muuuitas fraldinhas de boca. O quê? Não vai caber isso na mala? Pegue a segunda e vá colocando ali. Resolvido isso, hora de montar a sacola dos copos e mamadeiras. (Se seu filho tem menos de seis meses, mama no peito e por isso dispensa esses artefatos, parabéns, você se livrou dessa! Por favor, pule pro próximo parágrafo). Pegue a mamadeira de leite, a de água e a de suco.

Todas devidamente etiquetadas com o nome do herdeiro e a finalidade. Não esqueça do esterilizador, que dizer, dos esterilizadores: o portátil, o elétrico e o de microondas. Ah, pode colocar nesse mesmo pacote as chupetas– mesmo que seu filho deteste, vai que ele muda de opinião bem no meio da viagem, né? Bote junto o pegador de mamadeiras, a escova de mamadeiras e o aquecedor de mamadeiras. Uma mãe prevenida vale por muitas!

Prepare também uma maletinha para os remédios e itens de primeiros socorros. Remédio pra febre, pros gases, pra cólica, pro refluxo, repelente e protetor solar apropriados pro bebê, hidratante pra pele sensível, óleo de massagem corporal, óleo calmante. Gaze, esparadrapo, bandaid. Ok!

O próximo passo é preparar a sacola dos brinquedos/artifícios-pra-destrair-bebês. Vale colocar aqui todos os chocalhos, mordedores, livros de pano e de banho, brinquedos barulhentos, tecnológicos e analógicos. De preferência, mantenha essa sacola – junto com a das mamadeiras e a dos remédios – bem perto de você durante toda a viagem.

3d illustration: A group of trunks

Arrumada as cinco malas da criança, hora de partir pra sua. Sim, você só leva uma, e pequena de preferência. Jogue lá dentro umas quatro ou cinco trocas de roupa (dependendo de quantos meses você vai passar fora), um par de chinelos, uma rasteirinha e, no máximo, mais um par de sapatilhas, tudo bem confortável, se bem que você só deve ter isso no armário mesmo no momento. Se você é do tipo que quer aproveitar a viagem pra deixar o bebê aos cuidados de alguém e dar uma badaladinha pra matar a saudade dos velhos tempos, vai por mim, a chance disso acontecer é próximo de zero, vale colocar uma sandália anabela. Pegue uma escova de dente e uma de cabelo e sua mala está pronta. Se o pai também for, considere colocar a bagagem dos dois na mesma mala pequena. Vocês precisam poupar espaço. Não esqueça também de escolher a maior bolsa que você tiver, onde caiba seus documentos e os do bebê e todo tipo de “coisinha” que você sairá pegando pela casa antes de chegar até a porta por achar que terá alguma serventia na viagem.

Malas prontas, é só correr pro abraço! Mas antes de sair de casa, verifique mais uma vez todas as malas pra se certificar que você não se esqueceu de nada.

Vai viajar de carro, de trem, de avião, de ônibus? No próximo post da série, você fica sabendo como continua essa missão-quase-impossível que é fazer uma viagem linda com um bebê.

 

*Este é um post baseado em fatos reais, com uma boa pitada de exagero e bom humor.

You may also like

1 comment

A primeira viagem dos pais de primeira viagem – Pé na estrada 11 de junho de 2014 - 5:10 pm

[…] primeiro post da série {A primeira viagem dos pais de primeira viagem} você aprendeu como preparar as malas para a aventura de passar uns dias fora de casa com um bebê a tiracolo. Ali você descobriu que o […]

Reply

Leave a Comment