Quando a gente se torna mãe, algumas vezes até antes disso, nós nos deparamos com uma coisa tão comum quanto inútil: a competitividade entre as mães. Pare pra pensar quantas vezes você não se deparou com mulheres que, conscientemente ou não, sentem uma enorme necessidade de provar ao mundo – e às outras mães – que seus filhos são melhores que as outras crianças, que elas próprias são mais capazes de criar os filhos do que as demais mães, que suas escolhas e suas opiniões são inquestionáveis e blá blá blá.
E, sendo sinceras, nós mesmas pagamos de mãe perfeita ou sabe-tudo de vez em quando, mesmo sem ter essa intenção, né? E assim, de disputa em disputa pra saber quem é a mãe do ano, se estabelece aí uma guerra entre as mães, às vezes velada e outras vezes declarada.
Pra tentar acabar com essa guerra a Ananda, do blog Projeto de Mãe, e a Isa, do blog Para Beatriz criaram o Projeto Coração Materno. O objetivo era colocar em pauta as escolhas e os erros que fazem de cada mãe única e, ao mesmo tempo, iguais a todas as outras. Como colocou a Ananda “a ideia é fazer com que as pessoas entendam que cada mulher tem o seu contexto e que isso a conduz para determinadas escolhas”.
Para ilustrar essa ideia, várias mães se uniram pra gravar um vídeo colaborativo, onde falam, de maneira bem objetiva, das suas experiências como mãe. Quando recebi o convite das meninas, achei o projeto todo muito legal e quis participar também. Então, venci a timidez de aparecer “na frente das câmeras”, gravei um vídeo e mandei.
O resultado com a participação de várias mães blogueiras, entre elas essa que vos fala com sotaque do interiorrr, você vê nesse vídeo abaixo:
E vocês, o que acham disso tudo? Já viveram na pele alguma vez essa competição entre as mães? Alguma vez já foi julgada pelas suas escolhas como mãe?
Tá na hora de substituir a competição por empatia, não é não? Vamos começar por nós! 😉
Beijos,
Mari