Coisa boa é ter uma vontade, uma ideia, um projeto e conseguir tornar isso realidade, né? É assim que eu me sinto com relação ao Family Day, um evento que surgiu de uma conversa pelas redes sociais com a Geisa, do blog Na Mira da Mamãe e com a minha amiga-comadre Carol e que hoje é uma realização mega especial!
Com o Family Day, nossa proposta é tirar as famílias – especialmente as crianças – de casa, da frente dos computadores e smartphones e levá-las pra brincar lá fora, nos parques, pracinhas e espaços que estão por aí e que pouca gente aproveita.
Não que eu tenha algo contra o mundo “virtual”, sou adepta de carteirinha dele, mas não podemos achar que ele é mais importante do que o contato “cara a cara”, do que a vida “palpável”.
Mas nos dias de hoje, com a correria de sempre, o medo da violência e tantas outras razões que nos deixam sempre presos em casa, sair pra brincar com as crianças e desfrutar desses momentos com a família e os amigos é cada vez mais difícil, infelizmente. Brincar é tudo que as crianças precisam. Eu tenho recordações ótimas da minha infância, de quando passava o dia inteiro brincando na rua, da turma enorme de amigos que tinha e de como nos divertíamos!
E foi por sentir falta de momentos assim pra Clara, que eu pensava em organizar um evento como o Family Day. Quando surgiu a oportunidade com o convite da Geisa, eu topei na hora! A primeira edição foi realizada em novembro do ano passado e já foi uma delícia, mesmo tendo sido organizada em pouco tempo e tendo poucos recursos.
Ali, tivemos a confirmação da nossa ideia: faltam oportunidades pros pais e crianças de Londrina curtirem momentos divertidos e tranquilos juntos. Ouvir isso de tantas pessoas e o retorno positivo delas sobre a nossa iniciativa acabou nos fazendo dar sequência e programar uma segunda edição em menos tempo do que pretendíamos (a princípio, a ideia era fazer um encontro a cada 6 meses, mais ou menos).
E assim, menos de 4 meses depois da primeira, foi realizada a segunda edição, neste último domingo. Mas não sem antes ligarmos pra meio mundo, mandarmos dezenas de emails e mensagens para empresas e profissionais aqui da cidade para conseguirmos apoio e patrocínio pra tirar as ideias do papel.
Felizmente, conseguimos super parceiros – alguns deles que foram convidados pelos próprios participantes a ajudarem. Foi um grande trabalho organizar tudo, à medida que o evento cresce, o trabalho também aumenta, mas no fim valeu à pena.
O dia D
Nossa maior preocupação à medida que a data do evento foi chegando, era o tempo. Como março é o mês das chuvas, a gente estava morrendo de medo de ter que adiar o encontro por causa da chuva. Foi uma semana inteira acessando diariamente os sites de previsão e olhando pro céu..rs
No sábado, depois de ver a previsão melhorar e acusar possibilidade de 5% de chuva apenas, decidimos manter a data! Aí era rezar pra tudo dar certo.
Domingo fomos de manhã pra praça onde seria realizado o evento pra preparar tudo. Brinquedos montados, banheiros instalados, tendas armadas e tudo mais, era só esperar o pessoal chegar. Mas aí, faltando cerca de meia hora pro início do evento, nos deparamos com uma ventania daquelas, que levou embora parte da decoração, derrubou mesas e cadeiras e nos fez começar com a reza novamente. Felizmente, foi só um susto mesmo. Logo o vento levou as nuvens carregadas embora e o tempo abriu novamente.
Logo as primeiras famílias começaram a chegar e aos poucos a praça foi ficando cheia. Graças à divulgação boca-a-boca e da nossa divulgação nas redes sociais, vimos o público mais que triplicar nessa segunda edição. Pra confessar, a repercussão até nos assustou um pouco à medida que acompanhávamos o interesse das pessoas em se inscrever pra participar, mas acredito que o evento ainda cumpriu bem sua missão de ser um encontro familiar, em clima de paz, alegria e total harmonia entre todos que participaram.
Mas confesso, foi uma correria conseguir recepcionar a atender todo mundo, especialmente porque a Geisa, nossa companheira de projeto, teve que se mudar de Londrina um dia antes do evento. Então, fomos eu e a Carol pra dar conta de tudo mesmo. Suamos, mal comemos e entregamos nossos filhos pros pais cuidarem a tarde toda, mas demos conta do recado! Haha
(nota mental: na próxima edição, conseguir mais gente pra ajudar, porque a gente também quer aproveitar nossa família e amigos)
Tivemos duas atividades mega legais nessa edição: uma oficina de musicalização pras crianças promovida pela Garagem de Bandas e uma outra de malabares e circo com os palhaços do Clac, que divertiram adultos e crianças com sua arte.
Também teve degustação de sopinhas deliciosas distribuídas para os bebês pela Papinha da Vovó e de biscoitos integrais da Naturets que fizeram o maior sucesso com as crianças – e com os pais também.
Além disso, teve pula-pula, piscina de bolinhas, brincadeiras, sorteios de brindes e, no fim, cada família recebeu um kit plantio do Family Day, com vasinho, terra e semente. As crianças também ganharam cola colorida pra decorar os vasinhos e levaram essa lembrança super bacana do encontro pra casa.
Resumindo, depois desse loongo texto, foi lindo de se ver (embora a gente não tenha conseguido ver muita coisa)! Mais uma vez, recebemos um retorno muito bacana dos participantes e isso com certeza nos dá ânimo pra continuar com o projeto. Agora é descansar, fazer um balanço dos erros e acertos dessa edição e depois, daqui um tempo, começar a planejar a próxima!
Nos nossos planos, está também a realização de uma edição em São Paulo, já que agora a Geisa está por lá e sabemos que também não falta público pra esse tipo de evento na capital paulista. Acompanhem todas as novidades pelo site www.familyday.com.br.
Fiquem agora com algumas fotos do segundo Family Day Londrina e com uma matéria exibida no Paraná TV da Rede Globo sobre o evento.
E o link pra reportagem da RPCTV:
Beijos,
Mari
1 comment
que projeto maravilhoso
é isso mesmo
brincar e brincar
é o que a criança deve fazer
sempre que posso faço isso
amei
Lindo Dia
beijokas da Nanda
Sendo a mãe da Isa e da Gabi
Google+Nanda