Home Vida de Mãe Dez tipos de mãe que você vê por aí (inclusive no espelho)

Dez tipos de mãe que você vê por aí (inclusive no espelho)

1209894_11404408

Dizem que mãe é tudo igual, só muda de endereço. No geral, nós mães temos mesmo muito em comum, mas se você reparar bem, vai ver que nem sempre é assim. Foi pensando nisso que surgiu a lista abaixo. Certamente, você é, vai ser, já viu ou vai ver um – ou mais – desses tipos de mães:

 

tipo de mãe

 Mãe Mona Lisa: Tal qual a famosa dama pintada por Leonardo da Vinci, essa mãe tá sempre com um sorrisinho meio amarelo e uma cara de paisagem, especialmente quando os filhos estão aprontando todas e tocando o terror no play. Não sei se ela não sabe como agir ou se simplesmente tem preguiça de botar ordem nas crias, o fato é que parece que elas estão sempre com a mesma expressão. Suas frases preferidas são: “Não sei pra quem essa criança puxou”, “Ele sempre foi assim” e “Filho, não faz assim. Tadinho do amiguinho”.

 

shutterstockMaesPossiveis


Mãe 220W: tá sempre ligadona, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, entre elas, cuidar dos filhos. Vai de casa pra escola, da escola pro trabalho, do trabalho pra analista e de lá #partiuzumba. De tanta coisa pra fazer, vira e mexe esquece a apresentação de ballet da filha ou de providenciar os itens pra festa do filho na escola, que já é amanhã de manhã. Suas frases preferidas são: “Minha bateria tá acabando”, “Filho, agora não dá pra jogar joguinho no celular da mamãe” e “Preciso de um dia com 36 horas, porque olha, tá difícil”.

Mãe filha2

Mãe Capitão Nascimento: Ao contrário da Monalisa, essa mãe gosta mesmo é de mandar. Ai do filho que ousa desrespeitá-la ou desobedecer a uma ordem sua – ela dá bronca, põe de castigo e, se reincidir, passa a tarde no cantinho da disciplina. Pra ela, filho bom é filho obediente, e se vier com essa “eu não pedi pra nascer”, vai ter que pedir é pra sair!. Suas frases preferidas são: “Vou contar até três”, “Vem aqui pra eu te mostrar uma coisa” e “Não preciso repetir, né?”.

tipo de mãe

Mãe Dinah: ela acha que é capaz de prever tudo o que vai acontecer com os filhos, embora nem sempre acerte. Vive dando pitacos e fazendo previsões assustadoras para a vida deles, sugerindo decisões sobre o que eles devem ou não fazer. Suas frases mais faladas são: “Esse namoro não vai dar certo”, “Você não sabe o que faz, mas eu sei” e “Você vai morrer fazendo isso”.

tipo de mãe

Mãe Drama Queen: ela é uma mistura de carência, amor em excesso e mania de dominação. Tem o hábito de achar que o filho não gosta mais dela e faz um escândalo sempre que quer chamar a atenção da cria. Vive fazendo chantagem emocional e ameaçando nunca mais fazer bolo de cenoura se o filho continuar dormindo na casa da namorada todosantodia. Suas frases favoritas são: “Pense em mim, chore por mim, liga pra mim, não não liga pra ele”, “No dia que você me perder, vai sentir minha falta” e “espero que seus filhos nunca desprezem você”.

3009

Mãe legalzona: ela é companheira, mente aberta, moderninha e não tem assunto tabu que a deixe constrangida ou sem jeito. Tá sempre disposta a buscar os filhos – e a sua turma – de madrugada nas festas e conversa com eles de igual pra igual. É chamada carinhosamente de “tia” pelos amigos dos filhos e vista por eles como a mãe dos sonhos. Suas frases preferidas são: “Já fiz muito isso quando tinha a sua idade”, “Me liga quando a festa acabar” e “Que saia linda! Empresta pra mãe?”.

mae zen

Mãe Zen: ela é o aposto da Mãe 220W. Pra ela, é preciso viver a maternidade em sua plenitude e, pra isso, não pode ter pressa pra nada. Ela é capaz de passar a tarde observando os filhos correrem em círculo em volta de uma árvore, enquanto aproveita pra praticar umas posições de Yoga. Suas frases preferidas são: “O quê?Caiu de cabeça no chão? Vem aqui que a mamãe dá um beijinho e passa”, “Depois a gente pensa nas obrigações”

tipo de mãe

Mãe perfeccionista: pra ela a casa tem que estar sempre muito bem arrumada, o uniforme muito bem passado, as férias muito bem planejadas, os filhos muito bem apresentáveis. Pode ter surtos de estresse em casos de picnics no parque, trilhas ecológicas e oficinas de culinária para crianças. Suas frases preferidas são:  “vamos tomar banho”, “vou ficar maluca com tanta bagunça” e “ai meu Deeeeuuss, essa mancha nunca mais vai sair!”

tipo de mãe

Mãe desencanada: pra ela, filhos nascem criados e capazes de sobreviver. Ela não se prende aos guias de maternidade e deixa as crianças aprenderem boa parte das coisas sozinhas. Seus filhos se aventuram, se machucam e ela está lá observando de longe, vendo eles se virarem por conta própria. Só intervém mesmo quando a situação é de risco de vida. Suas frases prediletas são: “se ficou menos de 3 segundos caído no chão, não está contaminado. Pode por na boca de novo”, “Caiu, levanta!” e “Tentem não se matar enquanto eu vou ali tomar um banho”.

 

shutterstock_53886982.jpg.620x310_q85_coord_crop-[1, 0, 621, 310]_crop-scale.jpg.620x310_q85_crop

Mãe com açúcar: é super carinhosa, super cuidadosa, super amorosa. É tão doce que quase deixa os filhos diabéticos. Adora mimá-los e não mede esforços pra vê-los felizes – e fortinhos. Não permite que os filhos chorem, mas se choram, ela chora junto. Seus dotes incluem um pudim delicioso e um cafuné que só ele sabe fazer. Suas frases preferidas são: “eu te amo muito, viu?”, “quem é a lindeza da mamãe?” e “fica, vai ter bolo”.

 

Com tudo isso, arrisco a dizer que provavelmente somos mais de um tipo de mãe em uma só e é justamente isso que nos torna especiais para os filhos (assim esperamos!). Fazendo uma auto-avaliação diria que sou uma mistura de Mãe 220W e Mãe desencanada, que às vezes ataca de Capitão Nascimento ou de Mãe com Açúcar. (Ainda chegarei na fase da Drama Queen!).

E você, se identificou com uma dessas ou lembrou de alguma mãe assim? Conte pra gente!

Beijos,

Mari

You may also like

4 comments

Raquel 20 de fevereiro de 2014 - 10:26 am

Mari do céu… seu blog está lindo de se ver (e ler). Adorei o novo visual… está clean e super charmoso! Parabéns! Com certeza eu me considero uma mistura de vários tipos de mãe, somente o amor não muda, pois esse nasceu e só cresce a cada dia. bjo
Raquel
http://www.eudonadecasa.com.br

Reply
10 tipos de mãe! Em qual você se enquadra? 6 de outubro de 2014 - 9:10 am

[…] Fontes: Ideias de Milene / Caderninho da Mamãe […]

Reply
Inês Pinto Correia 9 de fevereiro de 2015 - 11:30 pm

Olá Mariela,
gostei bastante da ideia desse post. Posso adaptar e publicar no meu blog, colocando os créditosd e links para aqui?
Obrigada

Reply
Mariella 11 de fevereiro de 2015 - 11:24 am

Olá Inês, fico feliz que tenha gostado do post.
Não vejo problemas de publicar no seu site, desde que dê os devidos créditos 🙂
Beijo,
Mari

Reply

Leave a Comment